Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    24 de maio de 2009

    Amplitude térmica diária aumenta em Minas

    A partir de hoje e até pelo menos o final dessa semana, parte do Estado de Minas Gerais terá uma grande amplitude térmica diária - ou seja, uma expressiva variação de temperatura ao longo das 24 h do dia. Isso significa que as noites tenderão a ser mais frias e as tardes mais quentes. O fenômeno ocorre devido a estabilização de uma massa de ar seco sobre a região. A ausência de nuvens e a redução dos ventos facilitará o ganho (período diurno) e a perda (período noturno) de energia pela superfície. O aumento da temperatura durante as tardes irá provocar redução considerável da umidade relativa do ar, condição favorável ao aumento da concentração de poluentes.

    Em Belo Horizonte, o domingo amanheceu com 13,8° C na Pampulha mas ao meio-dia já fazia 23,9° C. A umidade relativa estava em 49% nesse horário. O céu está claro na capital (foto à esquerda).

    .

    Um comentário:

    Tristão disse...

    Boa tarde para todos.

    A amplitude comentada no texto se faz presente aqui em Juiz de Fora, onde a temperatura mínima em minha estação particular, localizada em baixada a 720m de altitude, foi de apenas 10,6ºC. Agora já faz 24,9ºC. A tendência é que continue assim nos próximos dias.

    abraços