Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    16 de maio de 2009

    Frente fria sobre a RMBH

    O sábado amanheceu nublado em Belo Horizonte. A frente fria que se deslocou ao longo da semana pelo Centro-Sul do país deixa instabilidades sobre a RMBH nesta manhã de sábado. Esse sistema já se afasta para o oceano e não deve provocar mais chuva na capital. A partir da próxima madrugada, entretanto, as temperaturas entrarão em forte declínio devido a chegada de uma massa de ar polar. É provável que nos próximos 5 dias seja registrada a temperatura mais baixa do ano em BH - que até o momento é de 14,3° C (INMET-Pampulha).

    Agora, às 11 h da manhã, faz 22,2° C / UR de 62% e vento fraco. Ao longo do dia os ventos deverão ficar mais fortes e o quadrante Sudeste deve predominar.

    Ano atípico

    O usuário Transporte para BH deixou o seguinte comentário no post anterior:

    "É impressão minha ou esse ano está atípico? Tenho a impressão de que o outono está mais úmido e quente que o de costume."

    Nosso visitante tem razão para ficar intrigado. Desde o verão 2008/2009 estamos observando um quadro climatologicamente atípico no Brasil: chuvas excessivas no Sudeste (Belo Horizonte teve um dos marços mais chuvosos dos últimos 30 anos), Centro-Oeste (o mesmo ocorreu em Brasília no mês de abril) e Amazônia; seca prolongada e temperaturas máximas acima da média no Sul.

    É natural que ocorram anos foram do padrão climatológico, um ou outro desvio é aceitável e faz parte da história climática de um local. Anomalias isoladas não configuram mudanças climáticas e não devem causar preocupação. Ainda é cedo para determinar as causas de tais anormalidades, mas sabe-se que a temperatura na superfície dos oceanos Pacífico e Atlântico tem importante influência.

    .

    Nenhum comentário: