Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    21 de maio de 2009

    Nova quebra de recorde de frio no ano em BH: 11,9° C

    Essa quinta-feira registrou a menor temperatura do ano em Belo Horizonte. Segundo o INMET, entre as 6 e 7 da manhã chegou a fazer 11,9° C na região da Pampulha. O ar polar frio e seco e o céu limpo da madrugada facilitaram a perda radiativa, o que resultou na baixa temperatura observada. Agora há pouco, às 10 horas, o sol predominava na capital mineira e já fazia 20,1° C (foto à esquerda). Entretanto, devido aos ventos intensos de Leste, a sensação térmica ainda era de bastante frio, próxima a 15° C. As rajadas atingem velocidade de até 30 km/h em alguns bairros da capital. Na Região Metropolitana a madrugada também foi mais gelada. Em Florestal, a menos de 50 km de BH, o INMET registrou apenas 8,3° C. No Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, a temperatura ficou em 10° C. Em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, fez 13,1° C e a temperatura só não baixou mais devido aos fortes ventos.

    Interior

    O interior também teve uma madrugada bastante fria. Vejam alguns destaques (automáticas INMET):

    Monte Verde: 4,3° C
    Maria da Fé: 6° C
    Caldas: 7,8° C
    Diamantina: 9,7° C
    Passa Quatro: 9,9° C
    Curvelo: 10° C
    São João Del Rey: 10,6° C
    Pirapora: 10,8° C
    Passos: 11,3° C
    Formiga: 11,5° C
    Araxá: 11,7° C
    João Pinheiro: 11,7° C
    Ouro Branco: 11,7° C
    Varginha: 11,8° C

    Como antecipado ontem pelo BH TEMPO, devido à nebulosidade marítima, a madrugada não seria de quebra de recorde de frio do ano na Zona da Mata. Em Juiz de Fora a temperatura ficou em 14,6° C e em Barbacena fez 12,5° C.

    Próximos dias

    Para os próximos dias a previsão é de redução ainda maior nas temperaturas mínimas em quase todo o Estado de Minas Gerais. A partir de amanhã e pelo menos até segunda-feira valores até 3° C menores que os registrados hoje poderão ser observados. Em Belo Horizonte é altamente provável que um novo recorde de frio seja quebrado e faça entre 8° e 10° C na madrugada de segunda. Durante as tardes as temperaturas se elevam e a umidade relativa do ar cai, mas não faz calor.

    Alerta para os agricultores do Sul do Estado devido à alta probabilidade de ocorrência de geada até domingo. As temperaturas poderão chegar próximo a 0° C na região de Monte Verde e Maria da Fé.

    Não há previsão de chuva nos próximos dias em Minas Gerais.

    .

    Nenhum comentário: