Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    19 de maio de 2009

    Recorde de frio do ano na RMBH / Muito frio em MG

    Como antecipado nos últimos dias pelo BH TEMPO, a madrugada de hoje foi de quebra de recorde de frio do ano em Belo Horizonte e toda RMBH. Entre as 5 e 7 da manhã, a temperatura na capital mineira ficou em 13,6°C (INMET-Pampulha) - menor valor do ano. Os ventos fortes do início da manhã acentuaram ainda mais a sensação de frio. Às 9 horas fazia 18,8° C em BH.

    O frio foi ainda mais intenso na Região Metropolitana. Em Florestal (oeste da RMBH) fez apenas 9,6° C entre 6 e 7 da manhã. Em Confins, a estação do aeroporto Tancredo Neves registrou 12° C. Em Ouro Branco, próximo a famosa cidade turística de Ouro Preto, fez 12,2° C pouco antes do sol nascer. Agora há pouco, às 9 da manhã, ainda fazia 13,9° C na cidade. Já no alto da Serra do Rola Moça em Ibirité fez 14° C às 6 da manhã. Por mais estranho que possa parecer, nas madrugadas de céu limpo a temperatura tende a cair mais em áreas de baixada, protegidas do vento, que em topos de serras.

    Frio em Minas Gerais

    Em praticamente todo o Estado de Minas Gerais a madrugada foi de bastante frio. Em Monte Verde fez apenas 3,4° C (recorde do ano), valor favorável a ocorrência de geada em áreas de baixada. Vejam as temperaturas mínimas em outras cidades mineiras:

    Maria da Fé: 7,1° C
    Varginha: 9,2° C
    Passa Quatro: 9,8° C
    Formiga: 10° C
    São João Del Rey: 10,3° C
    Barbacena: 11,2° C
    Diamantina: 11,5° C
    Viçosa: 12,3° C
    Araxá: 12,7° C
    Juiz de Fora: 13,7° C

    Mais frio

    E para quem gosta de frio, a previsão é animadora. Os próximos dias ainda terão madrugadas geladas em quase todo o Estado. Uma nova massa de ar polar (fria e seca) se aproxima e deverá ficar estacionada sobre o Sudeste do país ao longo da semana. Essa condição facilitará a perda radiativa noturna, o que será responsável por muito frio nas noites e madrugadas. Durante as tardes as temperaturas se elevam, mas não a ponto de fazer calor. Na RMBH espera-se temperaturas mínimas entre 10-12° C e máximas de até 25° C.

    Se você tem alguma dúvida, sugestão ou quer dar uma contribuição enviando uma foto ou vídeo mande um comentário ou e-mail.

    .

    Nenhum comentário: