Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    23 de maio de 2009

    Sensação térmica de até 8° em Belo Horizonte

    Contrariando as expectativas do BH TEMPO, a estação automática da Pampulha registrou temperatura mínima de 15,6° C na madrugada de hoje. Tal valor, acima do previsto, deve-se aos fortes ventos com rajadas de até 22 km/h (superior à 30 km/h nos bairros mais elevados) que atingiram de forma constante a cidade nas últimas horas. Esse vento tem direção Leste/Sudeste e é resultado da atividade de um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano Atlântico. Ventos fortes dificultam a estabilização do ar frio e denso na superfície, onde estão as estações meteorológicas. Nas regiões depressionárias do relevo ("baixadas"), protegidas de ventos, a temperatura tende a cair mais facilmente durante a madrugada. Em Florestal (RMBH), por exemplo, essa madrugada registrou mínima de 8,3° C. E das 21 horas de ontem até as 8 horas de hoje não foram observados quaisquer ventos no local da estação, condição perfeita para a acomodação do ar frio na superfície...

    Além disso, outro fator que comprometeu a queda da temperatura em BH foi a presença de nebulosidade em algumas regiões da cidade, o que também dificulta a perda radiativa do solo para as camadas superiores da atmosfera.

    Apesar de tudo isso, uma temperatura de 15,6° C combinada a ventos com velocidade de 22 km/h, produzem uma sensação térmica de 10° C. Considerando que as rajadas foram ainda mais intensas na Zona Sul da cidade, com maior altitude, pode-se afirmar que a sensação térmica nessa madrugada ficou próxima a 8° C em bairros como Mangabeiras, Belvedere e na região do Barreiro. Daí a impressão de que tem feito tanto frio na capital mineira.

    Belo Horizonte tem um início de sábado parcialmente nublado e com muito vento. Fazia 20,6° C na Pampulha às 10 horas da manhã com umidade relativa de 66%. A pressão atinge nesse momento um dos mais elevados valores do ano: 925,3 hPa. A previsão para as próximas madrugadas se mantém. Espera-se que com a redução da umidade e diminuição dos ventos, a temperatura fique próxima a 10/11° C até terça-feira.

    .

    Nenhum comentário: