Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    27 de julho de 2009

    Acabou o inverno?

    Os gráficos expostos acima mostram dados diários de temperatura mínima e temperatura máxima na estação climatológica convencional do INMET em Juiz de Fora. A linha pontilhada em ambos os gráficos, por sua vez, indica a média histórica das temperaturas mínimas e máximas para o mês de Julho e, como podemos observar, o atual mês tem sido de temperaturas claramente acima da média na cidade. No entanto, tal situação não é exclusiva de Juiz de Fora. Forte bloqueio atmosférico tem atuado em boa parte deste Julho na Região Sudeste, impedindo incursões de ar frio significativas em Minas. Além disso, a origem deste sistema é tropical, ao contrário do que se observou neste mesmo período no ano passado, quando tivemos um bloqueio atuante em todo o estado, de origem polar, causando tempo seco com madrugadas bastante frias principalmente na primeira quinzena do mês.

    A falta de frio no momento em que o mesmo era para ser mais intenso significa, no entanto, que o inverno está terminado? A resposta é não. O Blog relembra o leitor que já tivemos na história climatológica do estado vários casos de meses de Julho acima da média que foram sucedidos por Agostos gelados e com grandes eventos de frio. Como exemplo poderíamos citar o ano de 1983 no qual, após um Julho bastante semelhante ao atual, o mês seguinte veio com uma das ondas de frio mais fortes já registradas no estado em Agosto, com a estação do INMET de JF registrando a temperatura mínima de apenas 04,3ºC no dia 04 daquele mês.
    .

    2 comentários:

    Deborah disse...

    Oi, Rafael!

    Super bacana essa idéia de colocar informações sobre o clima. Há muito tempo que eu percebo essa lacuna particularmente me BH ... que as vezes já tem umidade relativa mais baixo que Brasília...
    Eu estou criei uma rede no NING pra reunir pessoas que se interessam pelo tema "Cidade Sustentável" e espero reunir pessoas com conhecimento científico para agregar valor as discussões e levar informação para as pessoas. Não achei seu email, mas sinta-se convidado. Será bacana ter vc por lá. No momento, estou procurando algum artigo que fale sobre a relação da umidade relativa do ar nas cidades e as áreas verdes. Se tiver e puder me enviar a dica, desde já eu agradeço. É pra postar na rede. Um abraço!

    Rafael disse...

    Prezada Deborah,

    Antes de nada, muito obrigado pela visita e comentário.

    Infelizmente a bibliografia sobre umidade relativa do ar é escassa. Fazer uma dissertação sobre esse assunto foi um desafio. Não possuo nada a respeito do que vc procura...mas sei que existe. Vou procurar e se encontrar te passo. A propósito, faltou o link de sua comunidade no Ning. Fiquei curioso e desejo participar. Deixo também meu e-mail: rafaelfranca@yahoo.com

    Abraço,
    Rafael