Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    24 de julho de 2009

    Frente fria recua para Sul do país

    A frente fria que provoca chuva no Estado de São Paulo desde ontem não conseguiu vencer a barreira de ar seco sobre o centro-norte do Brasil e agora retrocede para o Sul do país. As imagens de satélite acima são de 11h da manhã (esquerda) e 17h da tarde (direita) - horário de Brasília. Observe como a nebulosidade frontal que antes se concentrava sobre o Estado de São Paulo, agora já atinge boa parte do Paraná. A massa de ar seco e quente aumenta sua influência sobre o norte fluminense e o Sul de Minas e afasta as nuvens de chuva.

    Belo Horizonte

    Na capital mineira, a temperatura máxima registrada hoje foi de 29,2° C tanto na região da Pampulha quanto na estação oficial do INMET na região Centro-Sul da cidade. A umidade relativa baixou aos 36 %. Amanhã a máxima deve voltar a beirar os 30° C, sem previsão de chuva.

    2 comentários:

    gustavo disse...

    Rafael,

    O que poderia explicar o comportamento do clima belo horizontino nos últimos 10 anos? A estação do INMET registrou nos últimos 10 meses de junho (ou seja, 300 dias) cerca de 295 mínimas acima da média histórica 1960-1990, e apenas uns 5 abaixo da média.

    No entanto, o registro das máximas parece seguir o padrão histórico. Em alguns meses, inclusive, olhando apenas as máximas parece estarmos vendo um junho frio, abaixo da média, mas ao olhar as mínimas, novamente, todas acima da média!

    O que explica isso? O que há nessa estação? Ela ao menos mudou de lugar?

    att

    Rafael disse...

    Caro Gustavo, obrigado pela visita!

    Considero sua questão bastante pertinente. Eu mesmo já havia notado esse comportamento mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão a respeito. O INMET mantém desde 15 de março de 1986 sua estação oficial na esquina da Av. do Contorno com Raja Gabáglia. Antes disso (entre 1962 e 1986), porém, a principal estação do INMET na capital se localizava na região do Horto Florestal. Acontece que a estação da Contorno existe desde 1943 e sempre funcionou. Não conheço bem os motivos pelos quais houve esse tipo de mudança e não tenho idéia de como eles fizeram para calcular as Normais Climatológicas (1961-1990). Em minha dissertação de mestrado utilizei apenas dados de 1986 para cá, justamente para evitar esbarrar por esse tipo de situação. De qualquer forma tenho um palpite para explicar o fato das mínimas estarem quase sempre acima da média na capital: a existência de uma intensa ilha de calor urbana que retém a perda de energia durante o período noturno.

    Abraço,
    Rafael