Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    6 de julho de 2009

    Pressão atinge maior valor do ano em Belo Horizonte

    Não é fácil perceber, mas essa segunda-feira merece destaque meteorológico em Belo Horizonte. Às 10 horas da manhã, a estação automática do INMET localizada na região da Pampulha quebrou recorde e registrou o maior valor de pressão desse ano na capital: 926,1 hPa. Para efeito de comparação, o menor valor registrado em 2009 foi 909,1 hPa, em 3 de janeiro, conforme gráfico abaixo:

    O valor elevado é resultado da influência de um sistema de alta pressão - ou anticiclone - sobre a porção centro-leste de Minas Gerais. Esse sistema está associado a um massa de ar polar que encontra-se em processo de tropicalização. As consequências de sua atuação em Minas Gerais têm sido, além da elevação da pressão, suave redução das temperaturas máximas, ligeiro aumento da umidade relativa do ar, ventos fortes e maior nebulosidade durante as manhãs.

    Em 2008, o maior valor de pressão registrado foi 928,3 hPa, no mês de julho. Em 2007, o valor mais elevado foi 928,8 hPa, no dia 5 de setembro. Portanto, muito provavelmente o valor registrado hoje será superado por outros até o final da estação seca. De qualquer forma, ele certamente estará entre os maiores do ano.

    Nenhum comentário: