Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    9 de novembro de 2009

    Anomalias climáticas na América do Sul



    Novembro de 2009 começou climaticamente anômalo em quase todo o continente Sul-Americano. Os mapas acima, de autoria do Climate Prediction Center da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), ilustram o comportamento da temperatura (à esq.) e da precipitação (à dir.) em parte da América do Sul na semana entre 1° e 7 de novembro.
    Nesse período, as temperaturas ficaram muito acima da média no Paraguai, norte da Argentina e Sul do Brasil. As anomalias verificadas nessas regiões atingem 9° C positivos! Situação parecida é observada na Amazônia Ocidental, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Equador, onde a temperatura ficou até 7° C acima da média. Anomalias positivas também são observadas em quase todo o restante da região Norte, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste do Brasil. No centro-sul de Minas Gerais, as temperaturas ficaram até 5° C graus acima da média. Em Belo Horizonte, a anomalia chegou aos 3° C positivos. O Norte de Minas, por sua vez, apresentou temperaturas dentro da média climatológica, assim como parte da região Nordeste e os estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Pará. Numa pequena área do interior da Bahia foram registradas anomalias negativas de temperatura no período em questão.
    A anomalia positiva de temperatura observada no Paraguai e norte da Argentina está associada, dentre outros fatores, à uma prolongada e severa estiagem que atinge a região. Como pode ser observado no mapa à direita, nos primeiros 7 dias de novembro praticamente não foram registradas chuvas nessas áreas. No Brasil Central, por outro lado, o calor e a umidade proveniente da Amazônia foram responsáveis por expressivos acumulados de chuva. Em parte do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Acre e Amazonas chegou a chover 200 mm em apenas 7 dias! No Norte de Minas, o acumulado também foi expressivo e alcançou a marca de 100 mm.
    O BH TEMPO lembra que parte dessas anomalias pode estar, de alguma forma, relacionada ao fenômeno El Niño.

    Nenhum comentário: