Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    11 de novembro de 2009

    APAGÃO: Cemig explica como agiu para reestabelecer rapidamente energia em MG

    A Cemig informa que, por volta das 22h15 de terça-feira (10/11), uma interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica afetou diversas regiões do País. As mais atingidas foram as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, incluindo o Estado de Minas Gerais.
    As causas da interrupção estão sendo apuradas pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
    Com o distúrbio, em Minas foi acionado automaticamente o Esquema Regional de Alívio de Carga – Erac, que corta parte da energia do sistema atingido por questões de proteção e segurança da rede.
    Atuação proativa
    Após a normalização da tensão e frequência, a Cemig percebeu que havia disponibilidade de geração no Estado e, imediatamente, a Empresa coordenou com o ONS o restabelecimento do fornecimento de energia em Minas.
    Na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, cerca de 112 mil consumidores foram atingidos, principalmente aqueles que são abastecidos pelas subestações de Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Nova Lima e Gutierrez. O fornecimento na RMBH foi normalizado por volta das 22h40.
    No Triângulo Mineiro, cerca de 35 mil consumidores ficaram sem energia e o restabelecimento ocorreu às 22h50. Na Região Oeste do Estado foram atingidos aproximadamente 22 mil consumidores e a energia voltou por volta das 22h50. Na Região Sul, os 22 mil consumidores afetados tiveram o fornecimento normalizado por volta das 23h30. Os consumidores residenciais das regiões Sudeste e Norte do Estado não foram atingidos.

    Nenhum comentário: