Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    8 de dezembro de 2009

    Decisão do futuro climático do planeta

    Entre os dias 7 e 18 de dezembro o futuro climático do planeta pode ser decidido em Copenhague, na Dinamarca.

    Por: ADRIANA MARIANO
    A Conferência do Clima em Copenhague (COP15), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem por objetivo discutir o aquecimento global – comprovado ou não como conseqüência somente da ação do homem - e conciliar os interesses entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento com o meio ambiente.

    Essa é a 15ª edição do evento e cerca de 34 mil pessoas, mais da metade da capacidade, se credenciaram para ir à Conferência. Entre os participantes estão ambientalistas, cientistas e jornalistas. Quase 100 chefes de governo confirmaram presença. O encontro também propõe ser mais decisivo que o fracassado Protocolo de Kyoto, de 1997.

    O grande desafio da COP15 é estabelecer acordos de redução da emissão de gases entre os países mais poluidores do mundo, como os Estados Unidos e a China. O encontro também tem como pauta elaborar um acordo real onde deve estar prevista a facilitação do acesso dos países em desenvolvimento às tecnologias limpas.
    Todas essas medidas podem colaborar para que aquecimento da Terra não passe de 2°C até o fim do século. Negociadores de 192 países têm 10 dias nada fáceis pela frente, pois o mundo necessita de repostas que tragam soluções, e não postergações, para o meio ambiente.

    Nenhum comentário: