Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    16 de maio de 2009

    Frio chegando a BH / Risco de geada no Sul de Minas

    O sábado foi mais fresco na RMBH. A capital teve um dia com muitas nuvens e sol tímido no final da tarde. A temperatura máxima ficou em 24,7° C na Zona Sul (INMET-oficial) e 24,9° C na Pampulha (INMET). O vento Sudeste ainda não entrou forte na cidade, o que indica que a massa de ar polar ainda não exerce influência significativa na região. A pressão está em elevação. Ontem, às 22h, a estação automática da Pampulha havia registrado 916,3 hPa. Hoje, no mesmo horário, a pressão estava em 918,9. Quase 3 hPa a mais. Nas próximas horas a pressão deve continuar subindo e os ventos ficarão mais fortes. As temperaturas mínimas deverão ficar mais baixas ao longo da semana que vem. A previsão para a madrugada de domingo é de 15° C, valor ainda superior ao já registrado anteriormente esse ano. A imagem ao lado mostra o belo pôr-do-sol da tarde de hoje em BH. A imagem foi feita no Parque das Mangabeiras.

    Geada no Sul de Minas

    A próxima madrugada será de frio intenso no Sul de Minas. A ocorrência de geada não está descartada em áreas de baixada/fundo de vale e nos topos do relevo montanhoso da região. Essa situação ocorre quando o orvalho formado nas mais diversas superfícies expostas ao ar noturno é congelado pelas baixas temperaturas.

    Às 23 h a temperatura já havia caído aos:

    6,8° C em Maria da Fé
    8,3° C em Monte Verde

    Amanhã o BH TEMPO trará mais notícias sobre a primeira grande onda de frio de 2009. Aguardem!

    .

    Frente fria sobre a RMBH

    O sábado amanheceu nublado em Belo Horizonte. A frente fria que se deslocou ao longo da semana pelo Centro-Sul do país deixa instabilidades sobre a RMBH nesta manhã de sábado. Esse sistema já se afasta para o oceano e não deve provocar mais chuva na capital. A partir da próxima madrugada, entretanto, as temperaturas entrarão em forte declínio devido a chegada de uma massa de ar polar. É provável que nos próximos 5 dias seja registrada a temperatura mais baixa do ano em BH - que até o momento é de 14,3° C (INMET-Pampulha).

    Agora, às 11 h da manhã, faz 22,2° C / UR de 62% e vento fraco. Ao longo do dia os ventos deverão ficar mais fortes e o quadrante Sudeste deve predominar.

    Ano atípico

    O usuário Transporte para BH deixou o seguinte comentário no post anterior:

    "É impressão minha ou esse ano está atípico? Tenho a impressão de que o outono está mais úmido e quente que o de costume."

    Nosso visitante tem razão para ficar intrigado. Desde o verão 2008/2009 estamos observando um quadro climatologicamente atípico no Brasil: chuvas excessivas no Sudeste (Belo Horizonte teve um dos marços mais chuvosos dos últimos 30 anos), Centro-Oeste (o mesmo ocorreu em Brasília no mês de abril) e Amazônia; seca prolongada e temperaturas máximas acima da média no Sul.

    É natural que ocorram anos foram do padrão climatológico, um ou outro desvio é aceitável e faz parte da história climática de um local. Anomalias isoladas não configuram mudanças climáticas e não devem causar preocupação. Ainda é cedo para determinar as causas de tais anormalidades, mas sabe-se que a temperatura na superfície dos oceanos Pacífico e Atlântico tem importante influência.

    .

    15 de maio de 2009

    Pancadas de chuva em BH / Madrugada gelada no Sul de Minas

    Como previsto pelo BH TEMPO, por volta das 16 horas ocorreram pancadas de chuva em algumas regiões de Belo Horizonte. O céu parcialmente nublado que predominou pela manhã e início da tarde deu lugar a nuvens escuras. O blog registrou o momento da chuva na região Nordeste da capital e mostra ao lado em uma nova seção: "Vídeo em Destaque". A pressão voltou a subir em Belo Horizonte e nas próximas horas o vento deve passar a Sul/Sudeste, trazendo um refresco para a RMBH.

    Madrugada gelada no Sul de Minas

    No Sul de Minas já faz frio de inverno. A frente fria que provocou muita chuva na região, agora deixa o caminho livre para uma massa de ar polar. Em Monte Verde, às 19 h, já fazia 14° C. Expectativa de mínima próxima a 8° C na região.


    Se você quiser participar do BH TEMPO enviando fotos, vídeos, perguntas ou sugestões encaminhe um e-mail para nós! Não esqueça de informar a cidade onde você mora.


    .

    Forte pré-frontal na RMBH / Frio no Sul de Minas

    Calor, queda na umidade, ventos fortes e céu parcialmente nublado: assim está sendo a sexta-feira na capital mineira. O deslocamento de uma frente fria em direção à região cria uma típica situação pré-frontal.

    A pressão que ontem já havia caído em torno de 2 hPa em relação à quarta, hoje caiu mais 3 hPa na estação da Pampulha (INMET). Às 13 horas a temperatura já havia chegado aos 27,6° C e a umidade baixado aos 48%. Rajadas de vento de até 35 km/h foram observadas nesse início de tarde. Todo esse vento - de Noroeste - traz calor e baixa umidade para a capital mineira. Daí as condições observadas.

    Não está descartada a ocorrência de chuva nas próximas horas. Já amanhã o tempo vai virar e o vento passará a Sul/Sudeste, com isso as temperaturas entrarão em declíneo.

    Sul de Minas

    Nessa madrugada, conforme antecipado pelo BH TEMPO, choveu forte no Sul de Minas e hoje as temperaturas já estão bem mais baixas. Às 13 horas fazia apenas 17° C em Poços de Caldas.

    .

    14 de maio de 2009

    Chuva forte no Sul de Minas ainda nessa madrugada

    IMAGEM DE RADAR: O avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país já provoca chuvas fortes no norte do Estado de São Paulo. Essas áreas de instabilidades devem chegar a qualquer momento no Sul de Minas Gerais e provocar chuva na região de Poços de Caldas e Pouso Alegre.



    Amanhã essa frente fria se manterá praticamente estacionada entre São Paulo e Minas Gerais e no final do dia poderá causar chuva na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    Queda de pressão em BH

    A aproximação de uma frente fria já provocou mudanças no tempo em Belo Horizonte. Hoje, várias nuvens médias e altas cobriram o céu da capital mineira. A temperatura máxima ficou dentro do previsto: 26,4° C na Pampulha.

    A maior quantidade de nuvens é resultado da queda brusca de pressão associada ao calor e umidade. Ontem, às 18 horas, a pressão registrada pela estação da Pampulha era de 917,2 hPa. Hoje no mesmo horário é de 915,1 hPa. Mais de 2 hPa de diferença. Nas próximas horas a pressão deve continuar caíndo e amanhã o dia deve ser ainda mais nublado, com possibilidade de chuva principalmente ao final da tarde.

    Agora, 18 h, faz 21,6° C em Belo Horizonte. Umidade relativa de 69 %. Vento de Noroeste.

    Quinta-feira: manhã parcialmente nublada em BH



    Nebulosidade pré-frontal sobre Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira deixa a temperatura agradável.

    Mínima registrada: 16,3° C (Pampulha)
    Temperatura às 10h da manhã: 21,4° C / Umidade Relativa: 70% / Vento de Nordeste

    13 de maio de 2009

    Frente Fria

    Uma nova frente fria se aproxima do Sudeste do país mas sua influência sobre Minas Gerais será pequena. Na próxima sexta-feira haverá condição de chuva isolada em Belo Horizonte e devido à maior quantidade de nuvens, a temperatura máxima será um pouco mais baixa - em torno de 26° C. No sábado a frente fria já se afasta da RMBH e o ar seco volta a predominar. A tendência é de que desse dia em diante as temperaturas mínimas (madrugadas) sejam menores - em torno de 14° C.

    12 de maio de 2009

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte

    Amanhã (13/05):
    DIA CLARO sem condição de chuva. Mínima de 16° C / Máxima de 28° C

    Quinta (14/05):
    DIA CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO sem condição de chuva. Mínima de 17° C / Máxima de 27° C

    Sexta (15/05):
    PARCIALMENTE NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS. Mínima de 18° C / Máxima de 26° C

    Sábado (16/05):
    DIA CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO. Mínima de 17° C / Máxima de 25° C

    Domingo (17/05):
    DIA CLARO COM POUCAS NUVENS. Mínima de 14° C / Máxima de 26° C