Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    23 de maio de 2009

    Temperaturas máximas em Minas Gerais (23/05)


    A tarde foi amena na maior parte de Minas Gerais. Devido à nebulosidade marítima, a temperatura máxima ficou baixa nas regiões mineiras próximas ao Oceano. Em cidades como Juiz de Fora e Capelinha foram registrados valores inferiores a 20° C no momento mais quente do dia. Em Belo Horizonte, a máxima foi igual a 24° C na Pampulha e 23,6° C na Zona Sul da cidade (oficial/INMET). O calor foi sentido no Noroeste do Estado, onde chegou a fazer 28,4° C (Unaí).
    .

    Sensação térmica de até 8° em Belo Horizonte

    Contrariando as expectativas do BH TEMPO, a estação automática da Pampulha registrou temperatura mínima de 15,6° C na madrugada de hoje. Tal valor, acima do previsto, deve-se aos fortes ventos com rajadas de até 22 km/h (superior à 30 km/h nos bairros mais elevados) que atingiram de forma constante a cidade nas últimas horas. Esse vento tem direção Leste/Sudeste e é resultado da atividade de um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano Atlântico. Ventos fortes dificultam a estabilização do ar frio e denso na superfície, onde estão as estações meteorológicas. Nas regiões depressionárias do relevo ("baixadas"), protegidas de ventos, a temperatura tende a cair mais facilmente durante a madrugada. Em Florestal (RMBH), por exemplo, essa madrugada registrou mínima de 8,3° C. E das 21 horas de ontem até as 8 horas de hoje não foram observados quaisquer ventos no local da estação, condição perfeita para a acomodação do ar frio na superfície...

    Além disso, outro fator que comprometeu a queda da temperatura em BH foi a presença de nebulosidade em algumas regiões da cidade, o que também dificulta a perda radiativa do solo para as camadas superiores da atmosfera.

    Apesar de tudo isso, uma temperatura de 15,6° C combinada a ventos com velocidade de 22 km/h, produzem uma sensação térmica de 10° C. Considerando que as rajadas foram ainda mais intensas na Zona Sul da cidade, com maior altitude, pode-se afirmar que a sensação térmica nessa madrugada ficou próxima a 8° C em bairros como Mangabeiras, Belvedere e na região do Barreiro. Daí a impressão de que tem feito tanto frio na capital mineira.

    Belo Horizonte tem um início de sábado parcialmente nublado e com muito vento. Fazia 20,6° C na Pampulha às 10 horas da manhã com umidade relativa de 66%. A pressão atinge nesse momento um dos mais elevados valores do ano: 925,3 hPa. A previsão para as próximas madrugadas se mantém. Espera-se que com a redução da umidade e diminuição dos ventos, a temperatura fique próxima a 10/11° C até terça-feira.

    .

    22 de maio de 2009

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte

    Céu claro em Belo Horizonte

    A capital mineira tem um belo final de tarde com céu absolutamente limpo, sem qualquer vestígio de nuvem, nessa sexta-feira (foto à esquerda). Às 16 horas fazia apenas 22° C na região da Pampulha e a umidade relativa estava em 45%. Se o céu permanecer limpo é altamente provável que a próxima madrugada seja a mais fria do ano em BH. A ausência de nebulosidade é resultado da atuação de uma intensa massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão sobre Minas Gerais. Esses sistemas promovem movimentos de subsidência na atmosfera, dificultando a formação de nuvens. Por essa razão, são esperados valores de umidade relativa do ar baixa ao longo dos próximos dias, sobretudo nas regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. Na RMBH o índice também pode ficar abaixo de 30% a partir da segunda-feira (dia 25).

    Temperaturas mínimas em Minas Gerais (22/05)


    A madrugada dessa quinta-feira foi menos fria que a anterior na maior parte de Minas Gerais. A nebulosidade e os fortes ventos dificultaram a queda da temperatura em várias regiões mineiras, inclusive na capital, onde a mínima ficou em 14,1° C contra os 11,9° C de ontem. Agora há pouco (14h), a temperatura ainda era de 22,5° C e a umidade relativa igual a 46% em Belo Horizonte (Pampulha/INMET). As rajadas de vento Leste atingem os 40 km/h nos bairros mais elevados da cidade.

    .

    21 de maio de 2009

    Infiltração marítima nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri



    A intensa circulação marítima sobre o centro-leste de Minas Gerais formou muitas nuvens baixas na manhã de hoje nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri (imagem de satélite acima). Agora a tarde essas regiões ainda têm céu nublado e temperatura amena. Às 14 horas fazia apenas 17,1° C na cidade de Diamantina. Em Capelinha, no Jequitinhonha, o INMET registrou 19,6° C no mesmo horário. Até mesmo na quente cidade de Teófilo Otoni fazia apenas 23° C no auge da tarde.

    A capital também sente os efeitos da nebulosidade formada pelo vento frio e úmido do oceano. Às 14 horas fazia 22,2° C na Pampulha e o céu encontrava-se parcialmente nublado. A foto acima, tirada agora há pouco, mostra o aspecto do céu em Belo Horizonte na tarde de hoje.

    .

    Nova quebra de recorde de frio no ano em BH: 11,9° C

    Essa quinta-feira registrou a menor temperatura do ano em Belo Horizonte. Segundo o INMET, entre as 6 e 7 da manhã chegou a fazer 11,9° C na região da Pampulha. O ar polar frio e seco e o céu limpo da madrugada facilitaram a perda radiativa, o que resultou na baixa temperatura observada. Agora há pouco, às 10 horas, o sol predominava na capital mineira e já fazia 20,1° C (foto à esquerda). Entretanto, devido aos ventos intensos de Leste, a sensação térmica ainda era de bastante frio, próxima a 15° C. As rajadas atingem velocidade de até 30 km/h em alguns bairros da capital. Na Região Metropolitana a madrugada também foi mais gelada. Em Florestal, a menos de 50 km de BH, o INMET registrou apenas 8,3° C. No Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, a temperatura ficou em 10° C. Em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, fez 13,1° C e a temperatura só não baixou mais devido aos fortes ventos.

    Interior

    O interior também teve uma madrugada bastante fria. Vejam alguns destaques (automáticas INMET):

    Monte Verde: 4,3° C
    Maria da Fé: 6° C
    Caldas: 7,8° C
    Diamantina: 9,7° C
    Passa Quatro: 9,9° C
    Curvelo: 10° C
    São João Del Rey: 10,6° C
    Pirapora: 10,8° C
    Passos: 11,3° C
    Formiga: 11,5° C
    Araxá: 11,7° C
    João Pinheiro: 11,7° C
    Ouro Branco: 11,7° C
    Varginha: 11,8° C

    Como antecipado ontem pelo BH TEMPO, devido à nebulosidade marítima, a madrugada não seria de quebra de recorde de frio do ano na Zona da Mata. Em Juiz de Fora a temperatura ficou em 14,6° C e em Barbacena fez 12,5° C.

    Próximos dias

    Para os próximos dias a previsão é de redução ainda maior nas temperaturas mínimas em quase todo o Estado de Minas Gerais. A partir de amanhã e pelo menos até segunda-feira valores até 3° C menores que os registrados hoje poderão ser observados. Em Belo Horizonte é altamente provável que um novo recorde de frio seja quebrado e faça entre 8° e 10° C na madrugada de segunda. Durante as tardes as temperaturas se elevam e a umidade relativa do ar cai, mas não faz calor.

    Alerta para os agricultores do Sul do Estado devido à alta probabilidade de ocorrência de geada até domingo. As temperaturas poderão chegar próximo a 0° C na região de Monte Verde e Maria da Fé.

    Não há previsão de chuva nos próximos dias em Minas Gerais.

    .

    20 de maio de 2009

    Infiltração marítima na Zona da Mata mineira

    A imagem de satélite ao lado mostra bastante nebulosidade baixa (estratos) espalhada por quase toda a Zona da Mata mineira. Esse tipo de nuvem tem pouco potencial para provocar chuva e está associado à ventos marítimos frios e úmidos resultantes da circulação anticiclonal (anti-horária no Hemisfério Sul). Essa influência, conhecida como infiltração marítima pós-frontal, é mais comum nas áreas próximas ao oceano. Toda essa nebulosidade deve dificultar a perda radiativa noturna na Zona da Mata, evitando um novo recorde de frio no ano pelo menos nas próximas horas.

    Em Juiz de Fora e Barbacena as temperaturas de agora a noite estão até 2° C mais elevadas que ontem no mesmo horário.



    Novo recorde de frio no ano em BH

    Essa madrugada repetiu o feito da anterior e foi a mais fria do ano em Belo Horizonte. A temperatura chegou aos 13,2° C na Pampulha (INMET) entre as 6 e 7 da manhã. O frio também foi mais intenso em toda a RMBH e em boa parte de Minas Gerais. Veja alguns registros de temperaturas mínimas (os dados são de estações automáticas do INMET):

    RMBH:

    Florestal: 9,7° C
    Confins (aeroporto): 11° C
    Ibirité - Rola Moça: 13,6° C

    Interior:

    Caldas: 6,6° C
    Maria da Fé: 6,7° C
    Monte Verde: 9,8° C
    Diamantina: 10,1° C
    São João Del Rey: 10,6° C
    Varginha: 11,2° C
    Barbacena: 12,2° C
    Formiga: 12,3° C
    Ouro Branco: 12,4° C
    Viçosa: 12,7° C
    Curvelo: 12,8° C
    Juiz de Fora: 13,1°

    A tarde desta quarta-feira está sendo amena na maior parte de Minas Gerais. Na Zona da Mata, a infiltração marítima deixa o céu com muita nebulosidade baixa (estratos) o que mantém a temperatura reduzida. Às 16 horas fazia apenas 19° C em Barbacena e 21° C em Juiz de Fora. Em Belo Horizonte a tarde está parcialmente nublada, com muito vento de Leste/Sudeste. Até às 16 horas a temperatura não havia passado dos 23° C. As próximas horas devem ser geladas nessas regiões.

    A pressão permanece em elevação em grande parte do Estado. Em Belo Horizonte a estação da Pampulha registra até 2 hPa a mais que ontem, o que indica que a Alta Polar ainda avança sobre a região.

    Colaboradores

    O BH TEMPO está em busca de colaboradores para o blog. Se você é do interior de Minas e deseja representar a região onde mora entre em contato por e-mail. Os colaboradores poderão criar posts sobre o tempo em sua cidade/região e inserir dados, fotos e vídeos.

    .

    19 de maio de 2009

    Recorde de frio do ano na RMBH / Muito frio em MG

    Como antecipado nos últimos dias pelo BH TEMPO, a madrugada de hoje foi de quebra de recorde de frio do ano em Belo Horizonte e toda RMBH. Entre as 5 e 7 da manhã, a temperatura na capital mineira ficou em 13,6°C (INMET-Pampulha) - menor valor do ano. Os ventos fortes do início da manhã acentuaram ainda mais a sensação de frio. Às 9 horas fazia 18,8° C em BH.

    O frio foi ainda mais intenso na Região Metropolitana. Em Florestal (oeste da RMBH) fez apenas 9,6° C entre 6 e 7 da manhã. Em Confins, a estação do aeroporto Tancredo Neves registrou 12° C. Em Ouro Branco, próximo a famosa cidade turística de Ouro Preto, fez 12,2° C pouco antes do sol nascer. Agora há pouco, às 9 da manhã, ainda fazia 13,9° C na cidade. Já no alto da Serra do Rola Moça em Ibirité fez 14° C às 6 da manhã. Por mais estranho que possa parecer, nas madrugadas de céu limpo a temperatura tende a cair mais em áreas de baixada, protegidas do vento, que em topos de serras.

    Frio em Minas Gerais

    Em praticamente todo o Estado de Minas Gerais a madrugada foi de bastante frio. Em Monte Verde fez apenas 3,4° C (recorde do ano), valor favorável a ocorrência de geada em áreas de baixada. Vejam as temperaturas mínimas em outras cidades mineiras:

    Maria da Fé: 7,1° C
    Varginha: 9,2° C
    Passa Quatro: 9,8° C
    Formiga: 10° C
    São João Del Rey: 10,3° C
    Barbacena: 11,2° C
    Diamantina: 11,5° C
    Viçosa: 12,3° C
    Araxá: 12,7° C
    Juiz de Fora: 13,7° C

    Mais frio

    E para quem gosta de frio, a previsão é animadora. Os próximos dias ainda terão madrugadas geladas em quase todo o Estado. Uma nova massa de ar polar (fria e seca) se aproxima e deverá ficar estacionada sobre o Sudeste do país ao longo da semana. Essa condição facilitará a perda radiativa noturna, o que será responsável por muito frio nas noites e madrugadas. Durante as tardes as temperaturas se elevam, mas não a ponto de fazer calor. Na RMBH espera-se temperaturas mínimas entre 10-12° C e máximas de até 25° C.

    Se você tem alguma dúvida, sugestão ou quer dar uma contribuição enviando uma foto ou vídeo mande um comentário ou e-mail.

    .

    18 de maio de 2009

    Ventos fortes não deixaram temperatura cair tanto em BH

    A previsão de mínima próxima a 14° C não se concretizou nessa última madrugada em BH. O INMET registrou 16,3° C na Pampulha e 17,2° C no Centro-Sul da capital. A temperatura não caiu tanto devido a forte advecção (transporte) de ar frio para a região. O vento Sudeste soprou forte na madrugada, com rajadas de quase 25 km/h na Pampulha e até 40 km/h nos bairros mais elevados da Zona Sul, o que atrapalhou a queda de temperatura. Ainda assim e por essa razão, a sensação térmica foi de frio.

    Na RMBH o frio foi um pouco mais intenso. Veja algumas temperaturas mínimas:

    Florestal (extremo oeste da Grande BH): 12,8° C
    Ibirité (Serra do Rola Moça): 14,9° C
    Ouro Branco: 13,8° C

    A pressão que já havia subido muito nos dois últimos dias, está ainda mais elevada em relação a ontem na região: + 2 hPa. A previsão para essa semana vai agradar os amantes do frio. As próximas madrugadas deverão ser de baixas temperaturas em boa parte de Minas Gerais, inclusive na RMBH. Até sexta o recorde de frio do ano em BH (14,3° C) deverá ser quebrado. Fique por dentro de tudo ao longo da semana aqui no BH TEMPO!

    .

    17 de maio de 2009

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte



    Temperatura desce a 4,7° C em Monte Verde

    Muito frio na última madrugada no Sul de Minas Gerais. A região de Monte Verde registrou valores de temperatura próximos a 4° C. Em Caldas e Maria da Fé a temperatura mínima ficou perto de 6° C. Essas temperaturas ainda não são suficientes para a formação de geada, porém como provavelmente valores menores ocorreram nas regiões de baixada, é possível que o fenômeno tenha acontecido na região.

    Em Belo Horizonte, o domingo amanheceu com menos nebulosidade, mas o vento frio e úmido deixa a temperatura agradável. Às 14 horas a temperatura ainda não havia passado dos 23° C na capital. Desde a manhã de hoje o vento de Sudeste sopra mais forte. Rajadas com velocidade próxima aos 30 km/h foram observadas na Pampulha (INMET). O destaque de hoje fica por conta da pressão que subiu quase 4 hPa em relação a ontem. Isso significa que a massa de ar polar já atua na RMBH e que a próxima madrugada será de mais frio. Hoje BH amanheceu com 15,3° C, mas amanhã a mínima poderá ser de 13° C, o que seria o recorde de frio do ano. Aguardemos!

    .