Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    5 de junho de 2009

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte


    Elevação da temperatura em Belo Horizonte

    Com o afastamento e tropicalização da massa de ar polar que estava sobre Minas Gerais, as temperaturas voltaram a subir em Belo Horizonte. A máxima hoje na capital ficou em 26,9° C na zona sul e em 27,1° C na Pampulha. Um belo pôr-do-sol pôde ser apreciado no fim da tarde (imagem ao lado). Ainda hoje o BH TEMPO irá divulgar a previsão para os próximos 5 dias na cidade. Aguardem!
    .

    4 de junho de 2009

    Umidade relativa aumenta em BH

    O afastamento da intensa massa de ar polar - fria e seca - para o oceano deixa o tempo menos seco hoje em Belo Horizonte. Ontem, ao meio-dia, a umidade relativa do ar na região da Pampulha era de 42 %. Hoje, no mesmo horário, o índice é de 59 %.
    .

    Muito frio no Sul de Minas Gerais

    O frio foi intenso na madrugada de hoje no Sul de Minas. Algumas cidades como Monte Verde (-1,8° C), Caldas (-1,2° C) e Maria da Fé (-1,1° C) tiveram temperaturas negativas no início da manhã. Em Passa Quatro fez 1,9° C entre as 6 e 7 horas.

    Na Zona da Mata o frio também foi mais intenso. Em Barbacena fez 6,0° C e Juiz de Fora teve mínima de 7,4° C.

    A RMBH teve uma madrugada um pouco menos fria que a anterior. Em Belo Horizonte (Pampulha) fez 10,9° C. Florestal teve 5,3° C e Confins amanheceu com 8° C, a mesma temperatura registrada na região de Ouro Branco.

    A próxima madrugada ainda será fria em boa parte do Centro-Sul mineiro mas a partir de sábado as temperaturas voltam a subir.
    .

    3 de junho de 2009

    Geada no Sul de Minas / Frio se intensifica na Zona da Mata

    A madrugada que se aproxima será gelada no Sul do Estado. Até as 20 horas dessa noite, a temperatura já havia caído a 1,8° C em Monte Verde (contra 2,3° C de ontem no mesmo horário). Em Maria da Fé, a temperatura que ontem era de 4,2°C, já estava em 2,9° C às 20 horas de hoje. Até a próxima manhã as temperaturas poderão ficar abaixo de zero, favorecendo a ocorrência de geada na região. A imagem abaixo mostra a geada dessa madrugada em Gonçalves (Tv Alterosa).

    Zona da Mata

    Na Zona da Mata, onde a massa de ar polar tem maior influência hoje, o frio também está mais intenso. Em Barbacena fazia 9,3° C às 20 horas, quase 4 graus a menos que ontem. Juiz de Fora tinha apenas 10,5° C hoje contra 13° C ontem.

    As próximas horas ainda serão muito frias no Triângulo Mineiro e Região Central, inclusive na RMBH.
    .

    Umidade relativa do ar cai a 23 % em BH

    O aquecimento diurno da extensa massa de ar frio e seco que encontra-se sobre o Centro-Sul do país derrubou a umidade relativa na tarde dessa quinta-feira em Belo Horizonte. O índice que atingiu 93 % no ínicio da manhã, caiu para 23 % entre as 15 e 16 horas na região da Pampulha. A condição de baixa umidade associada a elevada emissão de poluentes em uma grande cidade como Belo Horizonte resulta numa combinação perigosa para a saúde humana. A Defesa Civil, por meio de recomendações da Organização Mundial de Saúde, desaconselha a exposição ao ar livre durante a ocorrência de valores de umidade inferiores a 20 %. Nas próximas horas, com a queda rápida da temperatura, o índice voltará a subir. A imagem ao lado mostra o aspecto do céu em Belo Horizonte no final da tarde de hoje.
    .

    Geada e temperatura negativa no Sul de Minas Gerais

    O frio intenso dessa madrugada no Sul de Minas foi responsável pela ocorrência de geada em grande parte da região. Maria da Fé e Monte Verde registraram temperaturas abaixo de zero: -0,7° C. Em Caldas fez +0,6° C entre as 6 e 7 da manhã. Passos teve mínima de 1,8° C e São Lourenço de 1,9° C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.

    Triângulo

    O Triângulo Mineiro também teve uma madrugada gelada. Na cidade de Uberaba fez apenas 3,4° C. Em Ituiutaba foi registrado 3,9° C. Patrocínio teve mínima de 4,0° C. Em Sacramento chegou a fazer 4,3° C. Na cidade de Conceição das Alagoas, a menor temperatura foi de 4,9° C. Em Campina Verde fez 5,1° C. Em Uberlândia o frio dessa madrugada também foi mais intenso que ontem: fez 7,7° C entre as 5 e 7 da manhã.

    Grande parte de Minas Gerais está sob domínio de uma intensa massa de ar polar. A temperatura ficou baixa em outras cidades do Estado, vejam:

    Machado: 3,4° C
    Bambui: 3,6° C
    Lavras: 4,6° C
    São João Del Rey: 5,4° C
    Formiga: 5,6° C
    Divinópolis: 5,8° C
    Patos de Minas: 6,1° C
    Araxá: 6,3° C
    Barbacena: 6,4° C
    Pompeu: 6,4° C
    Passa Quatro: 7,1° C
    Ouro Branco: 7,3° C
    Sete Lagoas: 7,9° C
    Conceição do Mato Dentro: 8,1° C
    Curvelo: 9,2° C
    Diamantina: 9,7° C
    Juiz de Fora: 9,7° C

    A próxima madrugada ainda será muito fria em Minas. Na RMBH poderá haver um novo recorde de frio nesse ano.

    Aualizado às 11:33
    .

    Madrugada mais fria do ano em Belo Horizonte: 9,1° C

    A madrugada dessa quarta-feira foi a mais fria do ano até agora na RMBH. Na região da Pampulha, em Belo Horizonte, fez apenas 9,1° C entre as 5 e 7 da manhã. Nos arredores da capital o frio foi ainda mais intenso. Em Confins fez 7° C às 6 da manhã. Em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, a temperatura era de 8,7° C antes do nascer do sol. Em Florestal, a menos de 50 km de BH, a temperatura ficou em 4,6° C. A baixa temperatura e a elevação da umidade na madrugada favoreceram a formação de névoa úmida em algumas regiões da Grande BH (imagem ao lado). Nas próximas horas o sol irá brilhar forte e a umidade relativa deverá ficar inferior a 30 %. A máxima na capital não deve passar dos 24° C.

    2 de junho de 2009

    Próximas horas serão geladas em Minas Gerais

    Uma extensa massa de ar frio e seco encontra-se sobre o Centro-Sul do Brasil e deve provocar baixas temperaturas por pelo menos os próximas dois dias em Minas Gerais. Há grande probabilidade de ocorrência de geada no Sul de Minas e em áreas isoladas do Triângulo Mineiro. Em Belo Horizonte, onde a máxima nessa tarde foi de 23,8° C, fazia apenas 14,7° C às 21 horas dessa terça-feira. Ontem, no mesmo horário, a temperatura era de 19,9° C. Isso representa uma queda de mais de 5 graus de ontem para hoje. Até a próxima manhã é provável que a temperatura chegue aos 10° C na capital mineira. O céu limpo da madrugada e a baixa umidade devem facilitar a perda radiativa (imagem ao lado).


    Baixa umidade


    Na tarde de hoje a umidade relativa do ar ficou em 28 % na Pampulha e 29 % na zona sul de BH. Índices inferiores a 30 % são considerados prejudiciais à saúde humana pela Organização Mundial de Saúde. Às 21 horas dessa noite, a umidade ainda era de 60 % na Pampulha, 17 % a menos que o percentual de ontem no mesmo horário.

    .

    Madrugada muito fria em parte de Minas Gerais

    Vários recordes de frio no ano foram quebrados na madrugada dessa terça-feira em Minas Gerais.

    No Triângulo Mineiro o frio foi intenso. Em Sacramento fez 6,3° C e em Uberlândia 8,3° C.

    Monte Verde, no Sul de Minas, teve a menor temperatura do Estado: 2,7° C.

    Em Belo Horizonte fez 13,2° C na região da Pampulha e 11,0° C em Florestal (RMBH).

    Veja a temperatura mínima dessa madrugada em outras cidades mineiras segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia:

    Maria da Fé: 5,9º C
    Passa Quatro: 6,1º C
    Araxá: 6,0° C
    Uberaba: 6,2° C
    São Lourenço: 6,4º C
    Ituiutaba: 6,6° C
    Conceição das Alagoas: 6,7° C
    Bambui: 6,8° C
    Campina Verde: 6,8° C
    Machado: 7,1° C
    Formiga: 7,6° C
    Passos: 7,7° C
    Caldas: 7,9° C
    Varginha: 8,1º C
    Barbacena: 8,5° C
    Patrocínio: 8,5° C
    Lavras: 8,6° C
    São João Del Rey: 9,1º C
    Dores do Indaiá: 9,2° C
    Divinópolis: 9,4° C
    Juiz de Fora: 10,0ºC
    Ouro Branco: 10,8° C
    Pompeu: 11,1° C
    Patos de Minas: 11,7° C
    Ibirité (Serra do Rola Moça): 11,9° C
    Confins: 12° C
    Belo Horizonte (zona sul): 14,5° C

    Atualizado às 20:47
    .

    1 de junho de 2009

    Onda de frio no Centro-Sul do Brasil

    Os mapas abaixo mostram a previsão de temperatura para as madrugadas dos próximos 3 dias na América do Sul. Destacam-se as baixas temperaturas - inferiores à 9° C - previstas para as regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas:


    CLIQUE AQUI E VEJA A IMAGEM EM TAMANHO AMPLIADO
    Fonte: GFS
    .

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte



    Muito frio no Triângulo Mineiro

    O avanço de uma forte massa de ar polar já provoca queda de temperatura na região do Triângulo Mineiro. Em Uberlândia fazia apenas 15,9° C às 17 horas dessa segunda-feira. Na cidade de Conceição das Alagoas, próxima a divisa com o Estado de São Paulo, fazia 15,7° C, enquanto Campina Verde tinha 15,4° no mesmo horário. Em Sacramento, a próxima madrugada será gelada: às 17 horas já fazia 12,9° C. As temperaturas mais baixas nessa região mineira se devem à trajetória continental da massa de ar frio: sua entrada em Minas se dá primeiro pelo Triângulo e logo pelas regiões Sul, Central e Zona da Mata.

    .

    Manhã nublada em BH

    O avanço de uma intensa massa de ar polar - fria e seca, pelo Sul do país empurra as instabilidades de uma frente fria para Minas Gerais. Esse sistema se encontra sobre a RMBH e deve provocar chuva ao longo dessa segunda-feira na capital mineira. Belo Horizonte tem um início de manhã com céu bastante fechado (imagem ao lado). Às 7 horas fazia 18,1° C e a umidade relativa era de 91 % na Pampulha (Inmet).

    A partir de amanhã, o Estado de Minas Gerais será afetado por essa massa de ar polar. A queda da temperatura deverá ser mais acentuada nas regiões Sul e Triângulo.

    31 de maio de 2009

    Temperatura poderá ser menor que 5° C na RMBH

    2° C: essa é a previsão de temperatura sugerida por um modelo meteorológico para a Região Metropolitana de Belo Horizonte na madrugada da próxima quinta-feira. O valor parece improvável, sobretudo para a capital, onde os efeitos de uma intensa ilha de calor são notáveis. Mas o fato é que para a Região Metropolitana a previsão deve ser respeitada, visto que ano passado chegou a fazer 3,5° C em Florestal - cidade a menos de 50 km a oeste de Belo Horizonte. Essa temperatura foi registrada por uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia no dia 17/07/2008. Nessa mesma madrugada chegou a fazer 9,2° C na capital mineira, conforme registros da estação automática do órgão governamental na Pampulha. Já na Zona Sul de Belo Horizonte, entre as avenidas do Contorno e Raja Gabáglia, a temperatura ficou próxima a 12° C. Ou seja, quase 9 graus a mais que Florestal e ao menos 2,5° C acima do que foi observado na Pampulha. Vários fatores influenciam a queda noturna da temperatura, além da própria urbanização devem ser consideradas a altitude e o relevo. Regiões de baixada/fundo de vale tendem a ter temperaturas menores na madrugada devido a estabilização do ar frio e denso (pesado) nessas áreas. Por outro lado, em áreas de topo, a exposição contínua ao vento prejudica a redução da temperatura, mas diminui a sensação térmica. Portanto, o BH TEMPO descarta desde já a ocorrência de temperaturas inferiores a 5° C em BH, porém acredita em valores assim para áreas de baixada na RMBH.

    Outros modelos, mais conservadores, apostam na ocorrência de temperaturas menores que 9° C na RMBH e de até 5° C na região de Ouro Preto / Ouro Branco. Até amanhã o quadro ficará mais claro e o BH TEMPO irá divulgar sua própria previsão. Aguardem!

    .

    Tempo virou: chove em Belo Horizonte

    Belo Horizonte tem chuva fraca a moderada no final da tarde deste domingo. Por volta das 16 horas o céu ficou bastante escuro (foto ao lado) e choveu em algumas regiões da capital. A chuva veio acompanhada por fortes rajadas de vento Oeste/Noroeste. A temperatura que estava em torno de 26° C caiu para 22° C. A última chuva em Belo Horizonte havia ocorrido no dia 15 de maio.

    Às 18 horas fazia 19,7° C na Pampulha, com umidade relativa de 82 %.

    Atualizado às 18:24

    Chove na RMBH

    Nuvens associadas a aproximação de uma frente fria deixam o céu fechado em Belo Horizonte. Por volta das 15 horas deste domingo chovia de forma isolada em alguns pontos da RMBH e em cidades do Quadrilátero Ferrífero. Chove também nos arredores de São João Del Rey, no Campo das Vertentes. Em Belo Horizonte (Pampulha) a temperatura já chegou aos 27,5° C mas a umidade relativa se mantém elevada, superior a 50 %. Até amanhã deve chover em BH e a partir de terça-feira as temperaturas sofrerão forte declínio no Centro-Sul de Minas Gerais.

    Frente fria já está sobre o Sul de Minas




    O avanço de uma frente fria acompanhada por uma forte massa de ar polar já provoca chuva no Sul de Minas Gerais. O radar do Pico do Couto (RJ) identificou ocorrência de precipitação nos arredores da cidade de Itajubá e na região de Camanducaia por volta das 11 da manhã de hoje. Ao meio-dia a temperatura era de apenas 14,5° C em Monte Verde. A umidade relativa estava em 93 %.

    Capital

    Em Belo Horizonte o vento já mudou de direção (de Leste/Nordeste a Norte/Noroeste) e a pressão está em acentuado declínio (em torno de 2 hPa menor que ontem ao meio-dia). As nuvens aumentam ao longo da tarde de hoje mas não deve chover. Já amanhã podem ocorrer pancadas isoladas na RMBH. A mínima na madrugada desse domingo foi de 16,5° C (Pampulha) e ao meio-dia fazia 25,2° C com umidade relativa de 60 %.