Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    13 de junho de 2009

    Tarde amena em BH

    Após uma manhã de céu fechado, quando chegou a chover fraco, o sol voltou a predominar em Belo Horizonte (imagem ao lado). A temperatura máxima registrada na cidade nesse sábado foi igual a 22,3° C (Pampulha e Zona Sul). Às 17 horas fazia 19,5° C com 66 % de umidade relativa. A próxima madrugada deve ser mais fria, com temperatura em torno dos 11° C na capital.

    Chuva em BH

    O deslocamento de uma frente fria pelo Sudeste do país provocou chuva fraca na manhã desse sábado em Belo Horizonte. A capital mineira amanheceu com 16,7° C e às 13 horas a temperatura ainda era de 19,8° C com umidade relativa de 66 % (Pampulha). Até a madrugada da próxima terça-feira poderão ser registradas temperaturas baixas (próximas a 8° C) na RMBH.
    .

    12 de junho de 2009

    Frente fria prestes a atingir a RMBH

    A frente fria que avança lentamente pelo Sudeste do país e deixa o tempo chuvoso e frio no Sul de Minas Gerais deve chegar até o fim da tarde dessa sexta-feira em Belo Horizonte, onde poderá provocar chuva moderada. Na manhã de hoje a cidade amanheceu com 15,5° C (Pampulha) e o céu tomado por nuvens cirrus, que prenunciam a mudança de tempo. Às 10 da manhã fazia 22,9° C e 63% de umidade relativa na capital. Amanhã o dia será fechado e ameno na cidade. A máxima deve ficar abaixo dos 20°C. A partir de domingo, uma massa de ar polar irá trazer o frio de volta aos mineiros da capital.

    10 de junho de 2009

    Nuvens cirrus em Juiz de Fora

    No início desta tarde de quarta feira em Juiz de Fora, boa parte do céu foi tomado por nuvens do tipo cirrus, que são caracterizadas por estarem nas partes mais altas da troposfera (primeira camada da atmosfera) e por serem indicadoras de possíveis mudanças de tempo. De fato, seu aparecimento no dia de hoje não somente em Juiz de Fora, como em boa parte do centro-sul mineiro, reflete as condições que estarão por vir nos próximos dias, com a chegada de nova frente fria a partir de amanhã.

    Frente fria chegando a Minas

    Instabilidades associadas ao avanço de uma frente fria devem provocar chuva no extremo Sul de Minas Gerais à qualquer momento. No início da tarde dessa quarta já chovia forte em boa parte do Estado de São Paulo. Nos próximos dias a temperatura entrará em declínio no Centro-Sul mineiro. Em Belo Horizonte (Pampulha) fazia 25,4° C com 45 % de umidade relativa às 13 horas de hoje.

    Chuva deve voltar a BH até o final dessa semana

    Até a próxima sexta-feira deve voltar a chover no Centro-Sul de Minas Gerais, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A aproximação de uma frente fria acompanhada de uma massa de ar polar irá mudar a direção dos ventos e provocar chuva fraca a moderada. Na capital são esperadas pancadas entre sexta e sábado.

    A manhã dessa quarta é de céu claro a parcialmente nublado em Belo Horizonte (imagem ao lado). As temperaturas entram em ligeira elevação em relação aos últimos dias. A cidade amanheceu com 14,3° C na Pampulha. Às 10 da manhã já fazia 21,5° C e 55 % de umidade relativa.

    8 de junho de 2009

    Tarde com sensação de frio em Minas

    A tarde dessa segunda-feira pode ser considerada uma das mais frias do ano em Belo Horizonte. Na região da Pampulha a temperatura não passou dos 20,4° C. Na zona sul da capital, a máxima oficial registrada pelo INMET foi igual a 20,3° C. A temperatura amena é resultado da atuação de um sistema de alta pressão e seus ventos marítimos sobre a região. As rajadas de vento leste-sudeste superam os 30 km/h em algumas regiões da cidade. Além disso o céu está nublado, o que reduz o aquecimento da superfície.

    No interior do Estado o frio diurno também se faz presente. Em Diamantina a temperatura não passou dos 13,9° C na tarde de hoje. Em Barbacena a máxima ficou em 16,6° C e em Juiz de Fora em 16,9° C.

    Semana amena em Minas Gerais

    Os próximos dias serão amenos em boa parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte. A atividade de um sistema de alta pressão que está no oceano é responsável pela intensificação dos ventos marítimos sobre o Estado. Em Belo Horizonte, a temperatura máxima não deve passar dos 24° C pelo menos até quarta-feira. As mínimas deverão ficar em torno de 14° C. A manhã dessa segunda-feira começa com céu parcialmente nublado na capital e às 10 horas ainda fazia 17,9° C com umidade relativa de 69%.
    .