Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    20 de junho de 2009

    Pressão em elevação em BH

    A manhã desse sábado começa com muito sol em Belo Horizonte (imagem ao lado). A mínima registrada hoje na capital ficou em 16,1° C (Pampulha). No alto da serra do Rola Moça, em Ibirité (RMBH), fez 14,9° C. A queda da temperatura não foi maior devido aos fortes ventos que atingem a região desde ontem a noite. No Rola Moça as rajadas mais fortes superaram a velocidade de 38 km/h. Um sistema de alta pressão sobre o oceano é responsável por todo esse vento de origem marítima (quadrantes leste/sudeste). Em Belo Horizonte a pressão está até 1,2 hPa maior que ontem, às 10 h da manhã foi registrado 923,8 hPa na Pampulha. A partir de amanhã a estabilização atmosférica permitirá maior queda da temperatura nas madrugadas. Na capital a temperatura poderá voltar a ficar menor que 10° C

    19 de junho de 2009

    Neblina em Ouro Preto

    Ouro Preto hoje, 19/06/2009

    A manhã dessa sexta-feira teve muita neblina na região da bela Ouro Preto, onde começa hoje a 4ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. A cidade amanheceu com temperatura próxima a 12° C e umidade relativa de 100 %, o que favoreceu a formação de névoa úmida. Ao longo do dia a névoa se dissipa e o sol vai brilhar. A máxima pode chegar aos 22° C na cidade histórica.
    .

    Madrugada fria no Centro-Sul mineiro

    A intensificação de uma massa de ar seco é responsável pelo aumento da amplitude térmica diária em grande parte de Minas Gerais. Durante a noite e madrugada, o céu limpo proporciona rápida queda de temperatura, mas a tarde os termômetros sobem rápido. Em algumas localidades do Estado a variação entre a máxima e a mínima num mesmo dia chega a ser maior que 20° C.

    Veja a mínima em algumas cidades nessa sexta-feira:

    Belo Horizonte (Pampulha): 12,7° C
    Monte Verde: 0,7° C
    Caldas: 1,4° C
    Maria da Fé: 2,8° C
    Passa Quatro: 6,1° C
    Passos: 7,0° C
    São João Del Rey: 7,2° C
    Florestal (RMBH): 7,8° C
    Varginha: 7,9° C
    Formiga: 8,8° C
    Conceição das Alagoas: 8,9° C
    Patrocínio: 9,2° C
    Barbacena: 9,3° C
    Sacramento: 9,7° C
    Araxá: 10,5° C
    Juiz de Fora: 11,5° C
    Campina Verde: 11,7° C
    Ituiutaba: 11,8° C
    Uberlândia: 12,9° C
    Ouro Branco: 13,1° C
    .

    18 de junho de 2009

    Belo fim de tarde em BH

    O solstício de inverno se aproxima e os dias ficam cada vez mais curtos no Hemisfério Sul. Em Belo Horizonte o sol se pôs às 17:24 nesta quinta-feira. Até 21/06 a duração do dia será ainda menor na capital. Hoje a temperatura máxima ficou em 26,2° C (oficial INMET), mas durante a noite e madrugada fará frio. A mínima pode ficar próxima a 13° C.

    Manhã em BH

    A manhã dessa quinta-feira apresentou névoa úmida em várias regiões mineiras, inclusive na Grande BH. A capital amanheceu com 14,5° C na Pampulha e umidade relativa de 95 %, condições favoráveis à formação de nevoeiro. Nos aeroportos da Região Metropolitana a visibilidade não ficou prejudicada, mas na Zona da Mata e Vale do Aço a névoa foi mais espessa. O dia segue com céu aberto em Belo Horizonte (imagem ao lado), o sol predomina à tarde e a temperatura poderá chegar aos 27° C.

    17 de junho de 2009

    Balanço da primeira quinzena de junho em BH

    A partir de hoje o BH TEMPO traz mais uma novidade a seus visitantes: tabelas e gráficos com dados trabalhados sobre o tempo em Minas Gerais. Desta vez preparamos um balanço da primeira quinzena de junho de 2009 em Belo Horizonte e um comparativo com o mesmo período do ano passado. Os dados diários e as médias quinzenais estão dipostos nas tabelas abaixo. Destacamos os valores extremos do período utilizando as cores azul (mais frio), vermelha (mais quente), verde (mais úmido) e marrom (mais seco). Consideramos os registros de uma estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia localizada na região da Pampulha.

    Os dados indicam que os primeiros quinze dias de junho de 2009 foram mais frios e úmidos que seus correspondentes em 2008. O destaque fica para a temperatura máxima que apresentou média de 24,8° C em 2009 contra 26,6°C em 2008, quase dois graus de diferença. Por sua vez, a umidade relativa do ar se manteve em níveis mais confortáveis esse ano do que no anterior (69,4 % contra 64,3 %). Também chamam atenção os baixos valores de temperatura máxima e mínima registrados na primeira quinzena de junho de 2009: 20,4° C (dia 8) e 9,1°C (dia 3) respectivamente. A pressão atmosférica ficou ligeiramente superior em 2008, o que poderia indicar uma maior atuação do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul sobre a região naquele ano. A julgar por esses dados espera-se que a estação seca desse ano seja menos intensa que a dos últimos, isso significa que a umidade relativa do ar não deverá cair a patamares excessivamente baixos. Aguardemos!

    !

    Céu parcialmente nublado em BH

    A capital mineira tem uma manhã de céu parcialmente nublado nessa quarta-feira. A mínima registrada na região da Pampulha foi igual a 15,3° C. Às 10 da manhã fazia 20,9° C com 68 % de umidade relativa. Os próximos dias serão de calor no Centro-Norte de Minas, inclusive na RMBH. A máxima poderá ficar em torno dos 28° C até sexta-feira.

    16 de junho de 2009

    Muitas nuvens em BH

    Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão posicionado ao largo do litoral do Sul do país influenciam as condições de tempo em parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte. A noite dessa terça-feira tem céu com muitas nuvens na capital, condição que dificulta a perda radiativa. Às 23 horas fazia 19,1° C contra 17,2° C de ontem no mesmo horário. Pode chover de forma fraca e isolada nas próximas horas na RMBH. Na tarde de hoje já choveu no Triângulo Mineiro e no Centro-Oeste do Estado. Amanhã a máxima deve ficar em torno de 26° C em Belo Horizonte.
    .

    Nebulosidade no Triângulo Mineiro

    Nebulosidade associada a um sistema de baixa pressão que se encontra próximo ao litoral de Santa Catarina poderá provocar chuva a partir da tarde de hoje em pontos isolados do Triângulo Mineiro e Centro-Oeste de Minas Gerais, inclusive na região da represa de Furnas. A cidade de Uberlândia tem céu nublado na manhã de hoje. Às 11 horas fazia 19,7° C e a umidade relativa era de 75 %. A mínima na madrugada foi igual a 16,7° C.

    Manhã ensolarada em Belo Horizonte

    A terça-feira segue com céu claro em Belo Horizonte. A mínima registrada na região da Pampulha foi igual a 13,8° C, entre as 6 e 7 da manhã. Às 11 horas a temperatura já havia subido aos 21,8° C e a umidade relativa que chegou aos 91 % durante a madrugada já estava em 53 %. Hoje a capital terá mais uma tarde seca, com temperatura em elevação e umidade em queda. A pressão está em declínio, condição que favorece a formação de nuvens ao longo do dia. Há uma pequena possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva isolada amanhã na RMBH.

    Madrugada de céu aberto em Minas Gerais

    A madrugada dessa terça-feira está sendo de céu claro e estrelado em Minas Gerais (imagem à esquerda), condição que favorece a perda radiativa noturna e faz com que a temperatura caia rapidamente em várias cidades do Estado. Em Belo Horizonte fazia 16,3° C à 1 da madrugada. Esse valor representa uma queda de quase 10 graus em relação ao que foi registrado na tarde de ontem, quando a temperatura chegou aos 24,9° C na Pampulha. E a tendência é de que a temperatura continue caíndo até o sol aparecer por volta das 6:30 da manhã. O frio noturno se fará presente ao longo dessa semana em Minas.

    15 de junho de 2009

    Manhã amena em BH

    A madrugada dessa segunda-feira não foi tão fria quanto a de domingo em Belo Horizonte. A mínima ficou em 14,7° C na Pampulha, contra 10,9° C de ontem. A queda da temperatura foi prejudicada pela presença de nebulosidade sobre parte de Minas Gerais. Às 11 da manhã fazia 21,4° C com umidade relativa de 62 % na cidade.

    Previsão

    A segunda será de tempo agradável na capital. A máxima não deve ultrapassar os 25° C. A partir de amanhã as temperaturas voltam a subir e o tempo fica mais seco na RMBH. A máxima poderá chegar aos 28° C até sexta-feira. Apenas no final de semana uma nova massa de ar polar irá mudar as condições de tempo em Belo Horizonte.
    .