Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    15 de agosto de 2009

    Nebulosidade sobre Minas Gerais



    A tarde desse sábado é amena e de céu com muitas nuvens em grande parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte (imagem acima). A circulação marítima se mantém ativa sobre o estado, levando umidade e nebulosidade para a região dos vales dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, além da Grande BH. Na capital, a temperatura era de apenas 22,6° C com umidade relativa de 46 % às 14 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. Não há previsão de chuva para a cidade.

    14 de agosto de 2009

    Temperatura cai rápido em Belo Horizonte

    Após uma tarde amena, de céu parcialmente nublado e muito vento (imagem ao lado), Belo Horizonte tem um início de noite com rápida perda radiativa. A temperatura máxima registrada hoje na capital foi igual a 25,1° C, mas às 20 horas já fazia 18,9° C e umidade relativa de 61 %, segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. Ontem, no mesmo horário, a temperatura estava em 19,3° C. A expectativa é de que a mínima na próxima madrugada fique em torno de 12° C.

    Frio em Minas Gerais

    Essa sexta-feira amanheceu gelada em parte de Minas Gerais. Veja a temperatura mínima registrada em algumas localidades, segundo dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia:

    Monte Verde: 2,1° C
    Maria da Fé: 2,2° C
    Caldas: 2,9° C
    Passa Quatro: 5,7° C
    Varginha: 7,8° C
    São João Del-Rei: 7,9° C
    Florestal (RMBH): 8,3° C
    Barbacena: 8,7° C
    Formiga: 9,1° C
    Ouro Branco: 9,8° C
    Diamantina: 10,9° C
    Juiz de Fora: 11,0° C
    Passos: 11,9° C
    Curvelo: 12,5° C

    Previsão de manhãs e tardes com muito vento em Minas Gerais

    A circulação marítima proveniente da atividade do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) deve continuar atingindo Minas Gerais nos próximos dias. A previsão é de que pelo menos até a próxima terça-feira (18), ventos moderados de leste/nordeste influenciem as condições de tempo das regiões mineiras próximas do oceano. As rajadas mais fortes deverão ocorrer durante as manhãs, o que reduzirá a sensação térmica. O vento constante, favorável à dispersão de poluentes, também deixará as tardes mais amenas e a umidade em patamares aceitáveis (acima de 30 %). O transporte de umidade do oceano para o continente poderá até mesmo provocar chuva fraca e isolada na região dos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri. Situação inversa será observada no Triângulo Mineiro, Norte e Noroeste de Minas, onde o calor será mais intenso. Nessas regiões, as temperaturas próximas a 30° C deverão derrubar a umidade para o patamar dos 20 %. Capital: a sexta-feira amanheceu com friozinho em Belo Horizonte (13,8° C na região da Pampulha), o céu está limpo mas a temperatura não ultrapassa os 26° C durante a tarde. Ontem, a máxima oficial registrada pelo INMET na cidade foi igual a 25,3° C.

    13 de agosto de 2009

    Friozinho continua em Belo Horizonte

    Definitivamente a atmosfera não respeita calendários e limites políticos! Depois de um mês de julho atípico, com anomalias de até +3° C de temperatura, quem diria que agosto começaria mais ameno em Minas Gerais? A massa de ar polar que chegou ao estado no início dessa semana fortaleceu a circulação marítima sobre a região, condição que deve persistir pelos próximos 5 dias. Em Belo Horizonte, por exemplo, as máximas não devem ultrapassar os 26° C, já as mínimas ficarão em torno de 13° C. Hoje, a capital amanheceu com 15° C na região da Pampulha e às 10 horas fazia 20° C, com umidade relativa de 61 %, segundo dados do INMET. O céu está claro (imagem ao lado) e ainda não foi dessa vez que a estiagem foi interrompida na cidade. Há 46 dias não chove significativamente na RMBH.

    12 de agosto de 2009

    Madrugadas frias à vista

    O gráfico que é mostrado ao lado, do modelo de previsão ETA, fornecido pelo INPE, nos mostra a tendência da precipitação (primeiro retângulo) e da temperatura (segundo retângulo) para os próximos 7 dias em Juiz de Fora. Percebe-se que o modelo indica tempo seco e com pouca variação na temperatura, com madrugadas frias - ao redor de 10º C para os próximos 3 dias - e tardes agradáveis.
    Essa mudança de tempo, principalmente no que diz respeito às temperaturas, se dará graças à intensificação de uma massa de ar frio e seco sobre o Oceano Atlântico, cujos efeitos durarão em todo o estado de Minas pelo menos até o começo da semana que vem, quando as temperaturas voltam a subir. Há expectativa, inclusive, de ocorrência de geadas para as partes mais elevadas do Sul do estado, como é o caso das cidades de Maria da Fé, Senador Amaral e Poços de Caldas.

    Nebulosidade persiste no leste de Minas Gerais

    A região dos vales dos rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri e ainda parte do Campo das Vertentes e da Zona da Mata mineira permanecem com céu encoberto no início da tarde dessa quarta-feira. Nessas regiões, o vento constante e a elevada umidade derrubam a sensação térmica. Veja a temperatura medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia, ao meio-dia, em algumas localidades dessas áreas:
    Juiz de Fora: 15,4° C / Barbacena: 17,2° C
    Ouro Branco: 17,8° C / Águas Vermelhas: 18,9° C
    Diamantina: 19,4° C / Viçosa: 19,6° C
    Capelinha: 20,9° C / Almenara: 21,1° C
    Capital:
    Em Belo Horizonte, a nebulosidade diminuiu, mas ainda venta muito e a sensação é de frio. Ao meio-dia fazia 22° C com umidade relativa de 57 %, segundo dados registrados no aeroporto da Pampulha.

    Manhã cinza em Belo Horizonte

    Uma frente fria se afasta do continente, mas a massa de ar polar em sua retaguarda ainda espalha bastante umidade e nebulosidade sobre as regiões mineiras mais próximas do oceano. Nesta quarta-feira as temperaturas ficarão baixas em toda essa faixa, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A capital amanheceu com poucas nuvens, mas os fortes ventos de leste/sudeste trouxeram muita umidade e nebulosidade ainda no início da manhã (imagem ao lado). Às 9 horas fazia 18,3° C e umidade relativa de 72 % na região da Pampulha, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Como as rajadas de vento estavam em torno dos 32 km/h, a sensação térmica era de apenas 12° C. A máxima hoje não deve ultrapassar os 23° C. A RMBH ainda pode ter chuva fraca e isolada ao longo dessa quarta-feira.
    .

    11 de agosto de 2009

    Frente fria deixa céu fechado na Zona da Mata

    Uma frente fria de fraca intensidade, acompanhada por uma massa de ar polar moderada, já influencia as condições de tempo nas regiões mineiras mais próximas do oceano. Parte da Zona da Mata tem céu bastante fechado nessa manhã de terça. Segundo dados do INMET, às 10 horas a temperatura era de apenas 13,9° C em Juiz de Fora. A umidade relativa estava em 84 %. Ontem, no mesmo horário, já fazia 20,5° C com umidade de 59 % na cidade. Em Barbacena, no Campo das Vertentes, a temperatura também estava baixa às 10 da manhã: 14,9° C, com umidade relativa igual a 77 %. Pode chover ao longo dessa terça-feira nas duas cidades.
    Capital: Belo Horizonte já está recebendo ventos mais frios e úmidos nessa manhã, mas ainda faz sol. A máxima hoje não passa dos 26° C. A RMBH pode ter chuva fraca nessa quarta-feira.

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte

    10 de agosto de 2009

    Segunda-feira será quente e seca em Minas Gerais

    Apesar do friozinho da madrugada, quando Belo Horizonte chegou a registrar mínima de 13,7° C, a temperatura subiu rápido nessa manhã e à tarde já faz calor em toda Minas Gerais. O enfraquecimento da atividade do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) sobre o estado e a influência de ventos continentais, mais quentes e secos, são os principais responsáveis por essa condição. Na capital, a máxima fica em torno de 29° C. Às 11 da manhã já fazia 25,9° C com umidade relativa de 38 % na região da Pampulha, segundo dados do INMET. Os próximos dias serão mais amenos e úmidos no centro-leste do Estado. Amanhã, a nebulosidade aumenta e a temperatura cai até 4 graus na RMBH. Existe chance de chuva fraca entre a tarde de terça e a manhã de quarta-feira.

    9 de agosto de 2009

    BH TEMPO NOTÍCIA: Incêndio consome 20 ha de área de preservação na RMBH

    Um incêndio em uma mata às margens da rodovia MG 030 chamou a atenção de quem passou próximo ao local. A ocorrência aconteceu no bairro Vila de Montagne, em Nova Lima, próximo ao condomínio Vale dos Cristais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se uma área de preservação ambiental. O incêndio começou nesse sábado, foi controlado, mas voltou neste domingo. A região do Vale dos Cristais abriga uma grande variedade de animais típicos do Cerrado e da Mata Atlântica. Ao todo, são 30 espécies de mamíferos, 131 de aves, além de peixes, répteis e anfíbios. O Corpo de Bombeiros descartou a possibilidade de o incêndio atingir o condomínio. Os policiais estão no local, ainda tentando conter as chamas. (Globominas.com)
    Somente no final da tarde deste domingo o Corpo Bombeiros conseguiu apagar um incêndio na Mata do Jambreiro, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fogo consumiu cerca de 20 hectares de vegetação. As chamas começaram ainda no sábado em um área próxima à rodovia MG-030 e se espalharam rapidamente com a ajuda do vento e da baixa umidade do ar. Ainda não há confirmação sobre a causa do incêndio. Os bombeiros não conseguiram usar um caminhão-pipa, pois o local onde se concetravam as chamas é muito irregular. Por isso, um helicóptero foi usado para levar a água até as áreas mais críticas. (Uai)
    .

    Domingo dos pais amanhece frio em Belo Horizonte



    Depois de uma tarde amena ontem, com temperatura máxima igual a 25,7° C (INMET), Belo Horizonte amanheceu fria nesse domingo dos pais (imagem acima). A estabilização do ar seco na madrugada permitiu uma rápida perda radiativa durante o período noturno. O aeroporto da Pampulha registrou 12° C entre 4 e 6 da manhã. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a temperatura ficou em 11° C entre 6 e 7 da manhã. Na estação automática do INMET na região da Pampulha, a mínima foi igual a 13,1° C. Em Florestal, a menos de 50 km da capital, uma estação do mesmo órgão chegou a registrar 7,4° C. Veja a temperatura mínima desse domingo em outras cidades mineiras, segundo dados de estações automáticas do INMET:
    Monte Verde: 5,6° C
    Maria da Fé: 8,5° C
    Passa Quatro: 9,2° C
    São João Del-Rei: 9,2° C
    Viçosa: 9,4° C
    Diamantina: 10,7° C
    Capelinha: 11,5° C
    Curvelo: 11,8° C
    Varginha: 11,9° C
    Montes Claros: 12,8° C
    Ouro Branco: 13,1° C
    Serra do Rola Moça (Ibirité): 14,1° C

    Às 10 da manhã fazia 21,1° C com umidade relativa de 51 % em Belo Horizonte (Pampulha). A máxima hoje não deve passar dos 27° C. E para quem gosta de tempo ameno, a previsão é animadora: a partir da próxima quarta-feira (12) os ventos irão mudar em Minas Gerais e as temperaturas máximas devem cair até 4 graus. Há inclusive uma pequena chance de chuva para Belo Horizonte. Confira os detalhes no decorrer da semana aqui no BH TEMPO.
    .