Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    5 de setembro de 2009

    Sol e calor intenso em Belo Horizonte

    Apesar das chuvas dessa sexta-feira, a tarde desse sábado começou ensolarada e muito quente em Belo Horizonte. Entre meio-dia e 1 da tarde a temperatura já havia atingido a marca de 29,5° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. Nesse local, a umidade relativa era igual a 43 %. Sob essas condições, a sensação térmica era de até 32° C. Ainda há previsão de chuva para a RMBH nos próximos três dias.

    Frente fria se aproxima e RMBH tem pancadas de chuva

    Após uma semana de muito calor, com temperaturas máximas superiores à 30° C, a chuva voltou à Região Metropolitana de Belo Horizonte na tarde dessa sexta-feira. Em alguns bairros da capital, a chuva caiu moderada a forte e se estendeu por toda a noite. Na região da Pampulha, rajadas de vento de até 60 km/h prenunciávam uma forte tempestade. No entanto, segundo registros da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia nesse local, o acumulado de precipitação foi inferior à 2 mm. A chuva é resultado da aproximação de uma frente fria que já deixou o tempo fechado e chuvoso ao longo dessa sexta-feira nas regiões do Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Sul e Sudoeste de Minas. Mais instabilidades devem avançar sobre a RMBH nesse fim de semana, o que poderá causar novas pancadas de chuva, inclusive de forte intensidade. Hoje, a máxima atingiu os 31,9° C em Belo Horizonte, mas com a chuva a temperatura chegou a cair 11 graus. Agora há pouco, por volta da 1 da manhã, fazia 19,4° C e umidade relativa de 92 %. Neste sábado a máxima supera os 28° C.

    2 de setembro de 2009

    Juiz de Fora tem valor mais baixo de UR do inverno

    Nesta quarta-feira, segundo dados da estação automática do INMET, a cidade de Juiz de Fora registrou o seu mais baixo valor de umidade relativa (UR) do inverno, com apenas 18% medidos às 13h. Outras cidades da região também tiveram uma tarde bastante seca, como por exemplo Barbacena com 29% de UR às 16h e São João del Rey com 23% no mesmo horário.
    Entretanto, tais condições, consideradas perigosas pela OMS, devem cessar em boa parte de Minas no próximo fim de semana, quando áreas de instabilidade devem trazer chuva e consequentemente UR mais confortável.

    Tempo quente e seco em parte de Minas Gerais

    Muitas cidades mineiras estão sob forte calor nessa quarta-feira. Isso se deve a atuação de uma massa de ar quente e seco que ainda atua sobre o Sudeste do Brasil. Em algumas regiões do estado, como os vales do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas, também há registros de baixa umidade relativa do ar. Às 17 horas fazia 31° C com umidade relativa de 31 % em Montes Claros, segundo dados colhidos pelo aeroporto local. No Sul de Minas, as temperaturas também estão elevadas. Em São Lourenço fazia 29,4° C às 15 horas, de acordo com dados do Institudo Nacional de Meteorologia.
    Em Belo Horizonte, apesar do céu parcialmente nublado, como visto na foto acima, a temperatura se mantém elevada e a umidade baixa. Pode chover em pontos isolados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Às 17 horas fazia 29° C e umidade relativa de 35 % no aeroporto da Pampulha.

    Resultado final de nossa segunda enquete!

    Em breve mais interatividade no BH TEMPO! Aguarde!

    1 de setembro de 2009

    Setembro começa com calor em Belo Horizonte

    O primeiro dia do mês de setembro foi quente em Belo Horizonte. A temperatura máxima registrada hoje na capital mineira foi de 28,6° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar da nebulosidade constante durante a tarde, como observado na imagem ao lado feita na região da Pampulha, o tempo esteve abafado e sem qualquer indício de chuva. Essa terça-feira foi uma amostra e anúncio das previsões de secura e altas temperaturas para esta semana, como já noticiado pelo BH TEMPO.
    Agora há pouco, às 21h, o tempo ainda estava quente em Belo Horizonte. Fazia 23°C com umidade relativa do ar de 61%, segundo dados do aeroporto da Pampulha.

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte

    31 de agosto de 2009

    Semana será de calor em Minas Gerais

    O enfraquecimento da circulação marítima e a intensificação de uma massa de ar quente e seco sobre Minas Gerais deve provocar muito calor em todo o estado a partir de amanhã (terça-feira). Os efeitos desse sistema poderão ser sentidos em Belo Horizonte a partir de quarta-feira, quando as máximas deverão beirar os 30° C e a umidade relativa ficará abaixo de 20 %, o que caracteriza Estado de Alerta. A situação será ainda mais crítica nas regiões do Triângulo Mineiro, Norte e Noroeste de Minas e vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri. Nessas áreas, o forte calor e a baixa umidade causarão bastante desconforto à população. A onda de calor deve durar pelo menos uma semana. Essa situação é bastante distinta à que predominou na última semana nessas regiões. O mapa abaixo, de autoria da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), mostra parte da América do Sul e as anomalias de temperatura registradas no período entre os dias 23 e 29 de agosto. Observe que Minas Gerais apresentou temperaturas normais a abaixo da média:

    Manhã de muito vento em Belo Horizonte

    A manhã dessa segunda-feira é de sol e ventos moderados a fortes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atividade de um sistema de alta pressão no oceano é responsável pela intensa circulação marítima observada nessa manhã na capital. Na região da Pampulha, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de até 39 km/h entre 8 e 9 da manhã. Esse valor certamente foi superado nos bairros mais elevados da capital. A temperatura está amena: fazia 20,5° C às 10 horas. Máxima prevista de 26° C para hoje.

    30 de agosto de 2009

    Manhã ensolarada e com muito vento em Belo Horizonte

    A manhã desse domingo em Belo Horizonte é aquilo o que muitos classificam como "aprazível". Apesar do céu absolutamente azul, o vento constante de leste/nordeste deixa a sensação térmica bastante agradável. Na região da Pampulha, as rajadas de vento mais fortes ultrapassaram os 37 km/h durante a manhã. Ao meio-dia fazia 23,6° C e umidade relativa de 42 %, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia nessa região. A máxima hoje não deve passar dos 26° C na capital.

    Céu limpo nessa madrugada em Minas Gerais

    A madrugada desse domingo é de céu absolutamente limpo em quase todo o território mineiro. Apenas no Vale do Jequitinhonha há presença de alguma nebulosidade. Essa condição, quando associada à ausência de vento, favorece a perda radiativa noturna. Apesar do calor durante a tarde, são esperadas temperaturas mínimas relativamente baixas nas próximas madrugadas em todo o estado. Em Florestal (Região Metropolitana de Belo Horizonte) fazia apenas 13,0° C à meia-noite. Na capital (região da Pampulha), a temperatura era de 18,4° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Belo Horizonte deve amanhecer nesse domingo com temperatura em torno dos 14° C. Existem condições para formação de névoa úmida, sobretudo em áreas de baixada.