Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    3 de outubro de 2009

    Monitoramento: instabilidades provocam chuva em MG

    Linhas de instabilidade alimentadas pelo tempo quente e úmido da tarde desse sábado avançam pelo Campo das Vertentes e devem provocar pancadas de chuva moderada nas próximas horas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Por volta das 16h já chovia fraco nas regiões de Juiz de Fora, Barbacena e Conselheiro Lafaiete, conforme imagem de radar ao lado. Uma outra linha de instabilidade também provoca chuva no Sul de Minas.

    Sábado 'abafado' em Belo Horizonte



    Após a tempestade do final da tarde de ontem (imagem acima à esq.), o sábado amanheceu com céu parcialmente nublado em Belo Horizonte (acima à dir.). Em menos de duas horas, a chuva dessa sexta foi responsável por um acumulado de precipitação igual a 34,8 mm (ou 34,8 litros de água por metro quadrado) no local da estação do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha! Segundo informações do portal O TEMPO, choveu granizo próximo à avenida Tereza Cristina, no Barreiro. No início da manhã de hoje, a temperatura estava em torno dos 20° C, mas entre meio-dia e 1 da tarde chegou a fazer 29,1° C. Às 16h fazia 28,0° C com umidade relativa de 51 %, conforme dados da estação automática do INMET. A previsão para os próximos dias é de calor e pancadas de chuva nos finais de tarde.

    2 de outubro de 2009

    Monitoramento: chuva forte em BH

    Áreas de instabilidade associadas ao tempo quente e úmido da tarde dessa sexta-feira avançam sobre Belo Horizonte e provocam pancadas de chuva moderada a forte, com raios e trovoadas, no início da noite de hoje na capital. A temperatura caiu quase 10 graus e as rajadas de ventos estão intensas. Com a chuva, o trânsito está lento nos principais corredores viários da cidade.


    Céu claro na RMBH



    Essa sexta-feira amanheceu ensolarada em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Um sistema de alta pressão ainda influencia as condições de tempo na maior parte de Minas Gerais e impede a formação de nuvens de chuva. No entanto, a queda da pressão nos próximos dias, associada ao calor e à elevada umidade, poderá provocar pancadas de chuva localizada, com raios e trovoadas, em quase todo o estado. Em Belo Horizonte, o final de semana será de sol, calor e pequena possibilidade de chuva no final da tarde. A partir de segunda-feira a probabilidade de ocorrência de pancadas aumenta. Na capital fazia 28,2° C com umidade relativa de 50 % ao meio-dia, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. A máxima hoje deve atingir os 30° C!

    1 de outubro de 2009

    Manhã amena em Belo Horizonte

    Ventos frios e úmidos provenientes do oceano deixam a manhã dessa quinta-feira bastante agradável em Belo Horizonte. Na região da Pampulha o dia amanheceu com céu parcialmente nublado e temperatura igual a 17,5° C. Às 11 da manhã fazia 24,0° C nesse local, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. A máxima hoje não deve passar dos 26° C na capital.

    30 de setembro de 2009

    Ar polar chega e calor diminui em BH

    A quarta-feira amanheceu com céu bastante fechado em Belo Horizonte e Região Metropolitana (imagem ao lado). Durante a madrugada choveu fraco em alguns bairros da capital e a temperatura no início da manhã era igual a 19,6° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. O ar frio polar já influencia a região e rajadas de vento sul de até 28,4 km/h foram registradas pelo INMET nesse local. O dia será de nebulosidade variável e a máxima não deve passar dos 24° C. Às 11 da manhã fazia 22,7° C e umidade relativa de 66 %. Ontem, no mesmo horário, fazia 31,3° C com umidade de 38 %.

    29 de setembro de 2009

    Tarde de muito calor em Minas Gerais

    A tarde dessa terça-feira foi muito quente em quase todo o estado de Minas Gerais. Veja abaixo a temperatura máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia em algumas localidades:

    Formiga: 29,9° C
    Diamantina: 30,8° C
    São João Del-Rei: 31,3° C
    Ouro Branco: 32,2° C
    Viçosa: 33,8° C
    Caratinga: 34,4° C
    Curvelo: 34,5° C
    Florestal: 34,5° C
    Timoteo: 35,5° C
    Pirapora: 36,8° C
    Almenara: 37,1° C
    Montes Claros: 37,1° C
    Teófilo Otoni: 37,3° C
    Salinas: 38,5° C
    Governador Valadares: 39,0° C
    Itaobim: 39,7° C

    BH tem dia mais quente do ano: 33,9° C

    Essa terça-feira foi o dia mais quente do ano em Belo Horizonte! Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia registrados na região da Pampulha, entre 13 e 14 horas a temperatura atingiu a marca de 33,9° C. Antes, o maior valor registrado nesse local era 33,0° C, na tarde do dia 19 de setembro. Todo esse calor é resultado da aproximação de uma frente fria (imagem ao lado), que ao avançar por Minas Gerais intensifica ventos quentes e secos do interior do continente em direção à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ainda nas próximas horas, pancadas de chuva moderada poderão ocorrer na região central mineira, inclusive na capital. Segundo informações dos portais UAI e O TEMPO, já choveu forte durante a tarde em Betim (RMBH). Ontem, volumes significativos de chuva foram observados no Triângulo Mineiro e no Sul do estado e a tarde dessa terça já foi mais amena nessas regiões. Amanhã, a temperatura cai em Belo Horizonte e a máxima fica até 11° C menor que hoje. Às 20 horas ainda fazia 27,0° C na região da Pampulha, segundo o INMET.

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte

    Monitoramento: calor de 29,1° C às 9 da manhã em BH!

    A aproximação de uma frente fria é responsável por intensas condições de pré-frontal em Belo Horizonte e Região Metropolitana. O vento sopra suave de noroeste - quente e seco, e as temperaturas elevam-se rapidamente. Às 9 da manhã, os termômetros já haviam atingido a marca de impressionantes 29,1° C na região da Pampulha, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Nesse local, a menor temperatura registrada hoje foi igual a 19,3° C, entre 5 e 7 da manhã. Ou seja, com pouco mais de duas horas de luz solar, a temperatura subiu quase 10 graus! A máxima hoje deve superar os 33,0 na capital. Até o final da noite pode chover de forma moderada, com raios e trovoadas.

    28 de setembro de 2009

    Calor, calor, calor!

    A semana começou quente em Belo Horizonte. Nessa segunda-feira a temperatura máxima registrada em BH foi igual a 32,4° C, entre 13 e 14 horas. Ontem na mesma faixa de horário fez 29,3° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia registrados na região da Pampulha. Para amanhã, terça-feira, ainda são esperadas temperaturas elevadas em grande parte de Minas Gerais. Na capital pode haver quebra de recorde anual de calor, já que temperaturas acima de 33,0° C poderão ser registradas.
    O avanço de uma frente fria sobre o estado, conforme imagem ao lado, poderá ocasionar pancadas de chuva isolada em Belo Horizonte e Região Metropolitana até o final da tarde dessa terça-feira. Confira amanhã, aqui no BH TEMPO, a previsão para os próximos 5 dias!



    Calor entre hoje e amanhã na RMBH / Chuva no Sul e Triângulo

    A aproximação de uma nova frente fria afasta os ventos marítimos e favorece a elevação rápida das temperaturas entre hoje e amanhã em Minas Gerais. Pancadas de chuva são esperadas já no final da tarde de hoje no Sul do estado e no Triângulo Mineiro. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o ar seco ainda predomina e faz muito calor. Na capital, a máxima poderá chegar aos 31° C hoje e até aos 33° C nessa terça. Na quarta-feira, a quantidade de nuvens aumenta e a temperatura entra em declínio na região central mineira. A maior temperatura registrada esse ano na capital foi no dia 19 de setembro: 33,0° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha. Às 9 da manhã fazia 24,8° C e umidade relativa de 58 % nesse local.

    27 de setembro de 2009

    Calor volta a predominar em MG até terça

    A manhã desse domingo é de muito sol em Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais. Ventos associados à circulação marítima ainda atingem o estado, mas o calor volta a predominar. Na tarde de hoje a temperatura pode superar os 28° C na capital e na terça-feira deve passar dos 30° C. O tempo seco persiste até terça, quando pode voltar a chover, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Às 11 da manhã fazia 25° C e umidade relativa de 50 % em BH (imagem ao lado), segundo dados do aeroporto da Pampulha.