Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    2 de janeiro de 2010

    Previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte


    Sol volta a brilhar em Belo Horizonte

    O primeiro final de semana de 2010 será de sol e calor em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A pressão em elevação afasta as nuvens de chuva e deixa a manhã desse sábado ensolarada na capital mineira (imagem ao lado). Segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia localizada na região da Pampulha, a temperatura era igual a 23,1° C às 9 h da manhã. Durante a tarde, os termômetros podem superar os 30° C. A atividade do sistema de alta pressão é responsável, ainda, por rajadas de vento leste/nordeste de até 30 km/h nos bairros mais elevados da capital.

    1 de janeiro de 2010

    Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul avança sobre Sudeste do Brasil

    Após uma longa sequência de dias nublados e chuvosos, o avanço de um sistema de alta pressão - o Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul - sobre a porção oriental do Sudeste do país deve ser responsável pela volta dos dias ensolarados a Belo Horizonte e Região Metropolitana. Esse sistema, associado a uma massa de ar quente e seco, afasta o ar úmido e a nebulosidade que predominou nos últimos dias sobre a capital mineira. Com a elevação da pressão, a formação de nuvens de chuva, mesmo com o calor, é dificultada. O ar torna-se cada vez mais seco, o que, na estação chuvosa, caracteriza um veranico. Na noite dessa sexta-feira, 1° de janeiro, a nebulosidade já era praticamente nula em todo o Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e vales dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha (MG). Nas próximas horas, o sistema de alta pressão avança sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o escoamento de nordeste afasta as nuvens de chuva. O sábado deve ser quente e seco na capital, com máxima de até 31° C.

    31 de dezembro de 2009

    Balanço de dezembro de 2009 em Belo Horizonte

    Faltam poucas horas para 2009 terminar e o BH TEMPO preparou um material especial sobre o mês de dezembro (até o dia 30/12) em Belo Horizonte. Os dados utilizados nas análises abaixo provêm de uma estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia localizada na região da Pampulha.


    A maior temperatura máxima observada nesse mês na capital foi igual a 30,5° C na tarde de 17 de dezembro. O calor com máxima superior a 30° C também se fez presente nos dias 12 (30,4° C), 13 (30,3° C), 23 (30,1° C) e 24 (30,1° C). Por outro lado, a tarde chuvosa e nublada do dia 6 de dezembro registrou a menor máxima do período: 20,0° C. A média das máximas ficou em 27,5° C - valor dentro do esperado para dezembro.
    Quanto às mínimas, cuja média mensal ficou em 18,7° C, a madrugada do dia 22 de dezembro apresentou o menor valor do período: apenas 15,0° C. A mínima também foi baixa nas madrugadas dos dias 19 (16,3° C), 18 (16,4° C) e 20 (16,7° C) de dezembro.
    O mês de dezembro é normalmente o mais chuvoso do ano em Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais. Apesar disso, segundo os dados analisados, a chuva desse mês está acima da média histórica. Dos 30 dias considerados, apenas 9 não apresentaram chuva. O maior acumulado registrado em 24 horas foi o do dia 29: 99,6 mm! O dia 5 também apresentou um expressivo volume de chuva: 93,8 mm. Até a meia-noite de hoje havia chovido 677,4 mm na capital mineira - mais que o dobro do volume tipicamente esperado para o mês (319,4 mm).
    PREVISÃO: 2010 deve começar com chuva em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Pode chover inclusive durante a hora da virada. Já na primeira semana de janeiro, a nebulosidade diminui e o sol volta a brilhar forte. As temperaturas estarão elevadas e a chance de chuva será pequena. O BH TEMPO deseja a todos seus visitantes um feliz 2010, com muita saúde, sucesso e paz!