Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    8 de setembro de 2010

    Frente fria provoca chuva em MG

    Após um longo período de estiagem, comum durante o inverno em Minas Gerais, desde ontem o avanço de uma frente fria rompeu parcialmente o bloqueio atmosférico e conseguiu provocar chuva em várias regiões do estado, inclusive na capital.
    As primeiras pancadas atingiram o sul e sudoeste mineiro ainda na manhã de ontem - feriado de 7 de setembro. A cidade de Poços de Caldas teve uma terça-feira de céu nublado e chuvas ocasionais durante todo o dia. No final da tarde, a bela cidade do sul de Minas teve chuva moderada, com raios e trovoadas. Nessa região do estado não chovia há mais de 50 dias.
    Ao longo da tarde, novas áreas de instabilidade associadas à frente fria avançaram também para parte do Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Em Uberaba, onde o ar estava muito seco e empoeirado, também choveu com raios e trovoadas no início da noite. Em Juiz de Fora, a chuva caiu fraca a partir das 21 h e seguiu pela madrugada. A cidade amanheceu com céu fechado e chuva fina nessa quarta. Ao longo da madrugada ocorreram pancadas de chuva moderada em cidades como Barbacena e São João Del-Rey.
    Até mesmo em Belo Horizonte, onde não chovia significativamente desde o dia 20 de maio, foram registradas pancadas de chuva durante a madrugada. Na região centro-sul da capital, local em que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) faz suas medições oficiais, choveu 10,8 mm. Na região da Pampulha, a estação do INMET registrou 3,8 mm entre 4 h e 6 h da manhã. Em alguns municípios da Região Metropolitana choveu um pouco mais: em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, a estação do INMET registrou 8,6 mm; e em Florestal choveu 15,2 mm em apenas 1 hora!
    PREVISÃO: a frente fria que provocou chuva em Minas Gerais após um longo período de estiagem permanece sobre a região central mineira ao longo dessa quarta-feira. Pode voltar a chover de forma fraca entre o final da tarde e o início da noite na capital. Amanhã, o sistema se afasta para o oceano e uma massa de ar polar chega ao estado. As temperaturas devem cair. Em Belo Horizonte a mínima deve ficar em torno dos 10º C no final de semana. Acompanhe diariamente no @bhtempo.

    Nenhum comentário: