Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    23 de novembro de 2010

    BH: 147,2 mm de chuva durante a madrugada

    Um temporal atingiu Belo Horizonte durante essa madrugada de terça-feira (23) e deixou um rastro de destruição pela cidade. A chuva começou tímida ainda no final da noite de ontem, por volta das 22 h, mas entre 1 h e 2 h da madrugada a chuva passou a cair forte e não deu trégua praticamente até o início da manhã. Mais uma vez, a capital amanheceu com um cenário de caos: alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, queda de muros e árvores e uma morte - a primeira dessa temporada de chuva em Minas Gerais. A Avenida Cristiano Machado, um dos principais corredores viários da capital, amanheceu completamente alagada na altura do Bairro 1º de Maio, devido ao transbordamento do Córrego do Onça (imagem abaixo - TV GLOBO MINAS).


    O volume de chuva que atingiu a capital durante a madrugada impressiona: 147,2 mm! Isso representa 147,2 litros de água para cada metro quadrado do solo da capital, ou seja, muita água. A intensidade e o volume da chuva que caiu sobre Belo Horizonte provocaria problemas semelhantes em qualquer outra grande cidade do mundo. No entanto, a crescente impermeabilização do solo na capital e a supressão de áreas verdes tende a agravar a situação. Cabe à prefeitura, adotar medidas imediatas para o plantio de árvores, criação de novas áreas verdes no município e preservação das que já existem.

    PREVISÃO: novembro de 2010 irá entrar para a história como um dos "novembros" mais chuvosos já registrados em Belo Horizonte. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na região da Pampulha, onde o órgão mantém uma estação meteorológica automática, o volume total de chuva nesse mês já atingiu a marca de 366,4 mm (até a manhã de hoje). Esse valor é mais que 60 % superior ao esperado para o mês (227,6 mm), segundo o próprio INMET. E a anomalia positiva de chuva deve aumentar ainda mais, já que a previsão é de novos temporais até o final dessa semana. O BH TEMPO tem alertado seus seguidores no Twitter desde a semana passada sobre a previsão de chuva forte para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, conforme análise de diversos modelos meteorológicos. Siga você também o @bhtempo e fique por dentro de tudo sobre tempo e clima em MG.

    Nenhum comentário: