Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    10 de abril de 2010

    Muito frio nas próximas horas em MG

    A madrugada de domingo será muito fria em quase todo o estado de Minas Gerais. Às 23 h desse sábado a temperatura já estava baixa em várias localidades mineiras, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Florestal, município a menos de 50 km da capital, os termômetros já haviam atingido a marca de 12,1º C - valor 2º C menor que ontem no mesmo horário, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a temperatura às 23 h era de 17º C. Em Belo Horizonte, a estação do INMET na região da Pampulha registrou 16,6º C entre 22 h e 23 h. Ontem, no mesmo horário, o valor mínimo registrado nesse local foi 17,7º C. Até o início da manhã desse domingo, as condições de céu limpo (imagem acima), estabilidade atmosférica e baixa umidade devem promover uma acentuada perda radiativa, resultando em mínimas inferiores a 11º C em alguns bairros de Belo Horizonte, o que representaria o menor valor do ano até o momento. Confira amanhã no BH TEMPO!

    9 de abril de 2010

    Previsões indicam que madrugadas permanecerão frias em MG

    A madrugada dessa sexta-feira apresentou, como nas duas anteriores, baixas temperaturas em todo o estado de Minas Gerais. O avanço de uma massa de ar polar (fria e seca) associada a um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme com condições para ampla perda radiativa noturna. Na capital, a mínima registrada pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia na região da Pampulha foi de 12,7º C. Ontem, a temperatura atingiu a marca de 12,4º C nesse local. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, a mínima foi de 8,6º C nessa sexta. PREVISÃO: Nos próximos dias, a chegada de um novo reforço polar deve manter as temperaturas baixas nas madrugadas e amenas durante as tardes. Em Belo Horizonte, a mínima pode ficar abaixo de 12º C no amanhecer de domingo (11/04) e segunda-feira (12/04). Já a máxima não passa dos 25º C.

    8 de abril de 2010

    Novo recorde de frio do ano em BH: 12,4º C

    O avanço do ar frio e seco de origem polar sobre Minas Gerais foi responsável por uma madrugada de baixas temperaturas em todo o estado. Na capital, um novo recorde de frio anual foi estabelecido. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima na região da Pampulha foi de 12,4º C. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a mínima foi de apenas 11º C às 6 h da manhã. Em toda a Região Metropolitana a madrugada dessa quinta-feira foi de frio intenso. Em Florestal, o INMET registrou 9,4º C entre 6 h e 7 h. Em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, os termômetros atingiram a marca de 12,3º C. Nesse local, os ventos de até 59,7 km/h derrubaram a sensação térmica para 0º C. No Sul de Minas, o frio também foi intenso: em Monte Verde a mínima chegou aos 8,6º C. PREVISÃO: as próximas madrugadas ainda devem ser de frio em Minas Gerais, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessa quinta o dia amanheceu ensolarado na capital (imagem acima) e a máxima deve atingir os 24º C.

    7 de abril de 2010

    BH teve madrugada mais fria do ano nessa quarta-feira

    A madrugada dessa quarta-feira é – até o momento – a mais fria do ano em grande parte do centro-sul mineiro, inclusive na capital. A temperatura mínima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na região da Pampulha foi igual a 16,1º C. Antes, o menor valor observado nesse local era de 17,2º C - na madrugada do dia 18 de março. Se em Belo Horizonte o frio ainda não foi intenso, o mesmo não pode ser dito em relação à Região Metropolitana. Em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, a mínima foi de 13,3º C. Em Florestal, município a oeste da capital, a estação do INMET registrou 13,1º C. Mas frio mesmo fez no Sul mineiro: em Maria da Fé os termômetros marcaram 7,7º C.
    PREVISÃO
    : uma massa de ar polar associada a um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre o estado e afasta a nebulosidade (imagem acima), o que deve provocar novos recordes de frio nas próximas madrugadas. Na capital, a mínima deve chegar aos 13º C até sexta.
    Veja abaixo a temperatura mínima registrada hoje em outras localidades mineiras, conforme dados de estações automáticas do INMET:
    Monte Verde: 8,0º C
    Caldas: 10,2º C
    Varginha: 10,7º C
    Barbacena: 11,8º C
    Uberlândia: 12,4º C
    Passa Quatro: 12,5º C
    São João del-Rei: 12,6º C
    Juiz de Fora: 12,7º C
    Patrocínio: 12,8º C
    Araxá: 12,9º C
    Sacramento: 13,1º C
    Formiga: 13,2º C
    Ouro Branco: 13,6º C
    Diamantina: 15,9º C


    4 de abril de 2010

    Massa de ar polar se aproxima de MG

    A primeira grande massa de ar frio desse outono já se aproxima do centro-sul do Brasil e deve provocar queda de temperatura nos próximos dias em todo o estado de Minas Gerais. Nas áreas mais elevadas do Sul do estado, as mínimas poderão ficar em torno dos 8º C entre quarta e quinta-feira. Na capital, a previsão ainda é de pancadas de chuva até a próxima terça (6), quando a entrada do ar polar mais seco deve afastar a nebulosidade e permitir uma maior perda radiativa noturna. Em algumas áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a temperatura poderá chegar aos 12º C até sexta-feira.
    Confira abaixo a previsão para os próximos 5 dias em Belo Horizonte: