Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    7 de junho de 2010

    Grande BH tem frio de 3,9º C

    A madrugada dessa segunda-feira foi gelada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O predomínio de uma intensa massa de ar polar sobre o centro-sul do estado favoreceu a perda radiativa noturna, o que provocou as baixas temperaturas. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Florestal (a 50 km de BH) registrou apenas 3,9º C entre 5 h e 7 h da manhã. Esse foi o segundo menor valor registrado em 2010 nesse local. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a temperatura era de apenas 6º C às 6 h e 7 h da manhã. Já na região da Pampulha, o frio dessa madrugada não superou a marca do dia 14/05 (8,1º C). A mínima hoje, segundo o INMET, foi de 8,2º C entre 6 h e 7 h da manhã (0,1º C a mais do que registrado em maio). A massa de ar polar que atua sobre o estado deixa o céu limpo ao longo do dia (imagem ao lado) e a umidade relativa do ar baixa durante a tarde. Às 10 h já fazia 19,9º C com umidade relativa de 52 % na capital. A máxima hoje não deve passar dos 24º C.

    Sul de MG tem madrugada de frio abaixo de zero

    Uma intensa massa de ar polar (fria e seca) avançou sobre Minas Gerais no último fim de semana e deixou a madrugada dessa segunda-feira gelada em várias localidades mineiras. No Sul do estado foram registradas temperaturas abaixo de zero e houve ocorrência de geada forte. Em Monte Verde, por exemplo, a mínima foi de apenas -1,3º C (1,3 grau negativo), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esse é o menor valor registrado esse ano na cidade e pode ter sido o menor registrado na data de hoje em todo o país. Em Maria da Fé, o frio também foi intenso e a mínima chegou a +0,9º C. Outra cidade do Sul de Minas que merece destaque pelo frio nas últimas horas é Caldas, onde a temperatura mínima foi de +1,3º C. Já em São Lourenço, o INMET registrou +2,7º C. O frio intenso dessa região do estado é comum nessa época do ano, sobretudo quando há influência de massas de ar polar. O ar frio e seco deixa o céu limpo na madrugada, o que favorece a perda radiativa noturna. Além disso, a região está no alto da Serra da Mantiqueira, com altitudes superiores a 1.500 m em alguns casos (Foto: Tv Alterosa).
    Se você é do Sul de Minas e tem fotos do frio, envie para o BH TEMPO: bhtempo@gmail.com Iremos publicá-la no blog e você terá seu nome divulgado.