Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    22 de junho de 2010

    Frio volta a MG nos próximos dias

    Apesar do calor das primeiras tardes desse inverno, a chegada de uma nova massa de ar polar a Minas Gerais deve trazer o frio de volta ao estado. Nessa terça-feira, as temperaturas já sofreram declínio no extremo Sul de Minas e em parte da Zona da Mata. Em Monte Verde (distrito de Camanducaia), por exemplo, onde a máxima chegou aos 22,4º C ontem - valor muito acima da média para um dia de inverno - o tempo virou no início dessa tarde e às 15 h fazia apenas 14,4º C (até 8 graus a menos que ontem no mesmo horário!). Já em Belo Horizonte e Região Metropolitana, essa tarde ainda foi quente e seca. A máxima chegou aos 29,1º C na região da Pampulha. Em Florestal (a 50 km da capital), essa terça foi um dia desértico, com temperatura variando dos 6,0º C aos 30,2º C e umidade relativa de até 21% durante a tarde. Os dados são de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.
    PREVISÃO: A partir de amanhã, a circulação marítima (ventos mais frios e úmidos do oceano) volta a atuar sobre a porção centro-oriental mineira e as tardes ficam amenas, inclusive em Belo Horizonte. A previsão é de que nos próximos dias a temperatura não ultrapasse os 24º C na capital mineira. Não há previsão de chuva, embora seja esperado aumento da nebulosidade.
    SATÉLITE:
    a imagem acima mostra a presença do ar polar sobre o Sul do país, uma frente fria entre São Paulo e o Sul de Minas e o ar quente e seco sobre o centro-norte mineiro.