Monitoramento ao vivo: twitter.com/bhtempo

bhtempo

    18 de agosto de 2010

    Frio abaixo de zero em Monte Verde, Sul de MG

    A massa de ar polar que influencia as condições do tempo em Minas Gerais provocou recordes de frio em algumas localidades do estado. A madrugada dessa quarta-feira foi a mais fria do ano em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no extremo Sul de Minas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima na localidade foi de 2,7º C abaixo de zero (-2,7º C). Antes, o menor valor registrado em 2010 na cidade era -2,4º C, na madrugada do dia 7 de agosto. Houve geada em grande parte da região.
    RMBH: A Grande BH também teve uma madrugada de muito frio, o que pode ter estimulado a formação de geada (fraca) em algumas áreas. Em Florestal, município a menos de 50 km da capital, a estação automática do INMET registrou 3,3º C pouco antes do sol nascer. Em Ibirité, no alto da Serra do Rola Moça, a mínima chegou aos 6,4º C. Em Confins, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, fazia apenas 7º C às 6 h dessa manhã. Na capital, a mínima foi um pouco mais elevada. Segundo a estação do INMET na região da Pampulha fazia 9,8º C ao amanhecer. A temperatura só não caiu mais devido aos ventos que sopravam de forma constante ao longo de toda a madrugada, o que dificultou uma maior perda radiativa noturna. Apesar disso, até o final dessa semana, ainda há chances para que um novo recorde de frio em 2010 seja estabelecido em Belo Horizonte. A menor temperatura registrada esse ano na cidade foi 7,4º C, na madrugada do dia 13 de junho.
    Já na região Centro-Sul da capital, a madrugada dessa quarta foi a mais fria do ano. Segundo dados da estação convencional do INMET localizada entre as avenidas do Contorno e Raja Gabaglia, a mínima foi igual a 8,5º C, valor inferior aos 8,8º C observados no dia 13 junho.
    O frio foi intenso em todo o centro-sul mineiro e também ao longo da Serra da Espinhaço. Em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, a mínima registrada nessa quarta foi de apenas 6,6º C (INMET).

    Confira abaixo as mínimas registradas em outras localidades do estado nessa quarta-feira:

    Maria da Fé: 0,4º C
    Caldas: 0,9º C
    Passa Quatro: 3,7º C
    São João Del-Rei: 5,6º C
    Ouro Branco: 6,1º C
    Viçosa: 6,1º C
    Barbacena: 6,3º C
    Juiz de Fora: 7,6º C
    Varginha: 7,9º C
    Dores do Indaiá: 8,2º C
    Formiga: 8,8º C

    Atualizado às 15:13